quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Myprotein - Exceed - (More) Power to the People!



Recentemente fui contactado pela Myprotein para experimentar um dos seus produtos. Nem de propósito já tinha “tropeçado” nesta marca quando andei à procura de Maltodextrina para fazer algumas experiências na fabricação de gel energético caseiro. Tinha encontrado na Amazon inglesa a um preço excelente mas nenhuma das lojas enviava para Portugal. Acabei por encomendar de outra loja sem saber que a Myprotein afinal já está a operar em Portugal.

A Myprotein foi criada em 2004 e é atualmente a maior marca de suplementação desportiva, nao só no Reino Unido como também na Europa. Foi adquirida em 2011 pelo The Hut Group e, desde entao, tem crescido rapidamente no território europeu. O site portugues foi lançado recentemente, há menos de 2 meses.

Assim, quando me contactaram foi com expectativa que aceitei a proposta. E a escolha recaiu num dos produtos que à partida não está muito ligado à corrida: Exceed.

Tomo alguns suplementos, não muitos, e não sou muito disciplinado nos que tomo. Prefiro apostar numa alimentação variada e equilibrada. A exceção é a Glucosiamina, alguns recuperadores pós treino (quando me lembro), ZMA quando a carga aumenta ou nas vésperas de grandes desafios e poucos mais.

Exactamente 1 mês depois do UTAT estava no calendário a maratona do Porto. Não ia haver grande possibilidade de treinar mas talvez o Exceed ajudasse nos poucos treinos que teria de fazer. Sem grande rigor científico, melhor dizendo, sem qualquer rigor científico, várias vezes usei o Exceed antes de iniciar os treinos neste ultimo mês. Principalmente nos poucos treinos mais fortes que realizei. No próprio dia da maratona usei o Exceed. O Exceed tem uma série de ingredientes que ajudam a reduzir a fatiga e aumentam a produção de energia. 

Em cada dose de 20g, 10g são BCAA’s!

Aqui fica a composição por dose de 20g:

Energia (kj): 298 
Energia (kcal): 71.2 
Proteína (g): 17.4 
Carbohidratos (g): 0.4
dos quais açúcares (g): 0.1 
Gordura (g): Nulo

Também contém:
Aminoácidos de cadeia ramificada (2:1:1) (g): 10.0
Glutamina (g): 3.4
Malato de citrulina (g): 2.3
Beta alanina (g): 1.7
Eletrólitos (mg): 800
Vitamina B5 (mg): 10.5

A energia terá de vir do vosso corpo ou de outro suplemento. Eu pessoalmente e numa fase de redução de peso gostei do Exceed. Nos treinos mais intensos o corpo respondeu bem e sem duvida que ajudou no processo de redução/manutenção de peso que passei. 

Não me vou alongar na análise da composição do Exceed. Usem o Google.

Uma nota apenas para a beta alanina que provoca uma sensação de formigueiro à flor da pele, sobretudo nas mãos, nos picos de esforço mas que rapidamente desaparece. Isto não tem qualquer problema. 300g de peito de perú têm exactamente a mesma quantidade de beta alanina que 1 dose de Exceed. Acho piada ao frisson :)

O Exceed é fácilmente solúvel em água e tem um sabor forte (Berry Blast - Frutos vermelhos) mas que não me desagrada. 

Será que o Exceed ajudou na recuperação pós UTAT e na excelente prestação que consegui na Maratona do Porto (record pessoal de 3h12)? Uma coisa é certa, mal não fez e acredito que a forma vigorosa com que acabava alguns treinos duros me deu a confiança para apostar numa estratégia de fazer a maratona a um ritmo forte. 

Não tenho grandes termos de comparação no mercado nacional dado que opto muitas vezes por comprar suplementos no mercado americano, mas os preços parecem-me bastante interessantes. No caso do Exceed, uma embalagem de 600g dá para 30 vezes sainda a cerca de 1€ cada utilização. 

Nas palavras de Marcos Sabino, o que distingue a Myprotein da concorrencia é a vasta gama de produtos que coloca a disposição dos consumidores, focando-se não apenas nos praticantes de musculação como também nos praticantes das outras modalidades, assim como o indivíduo que não pratica desporto regularmente mas que, ainda assim, quer viver um estilo de vida saudável.
A maioria das marcas de suplementação normalmente foca-se apenas numa vertente: ou musculação, ou produtos para endurance, ou produtos para saúde, etc. A Myprotein oferece, para além dos produtos considerados habituais, frutos secos, comidas saudáveis, farinhas saudáveis para cozinhar, cafés e bebidas ricas em proteína, refeicoes praticas, etc.

Para testarem o Exceed ou da próxima vez que forem às compras dêem uma espreitadela em pt.myprotein.com e comparem os produtos. Creio que a Myprotein poderá ter o que procuram.


Sem comentários:

Enviar um comentário