quarta-feira, 21 de novembro de 2007

o nike+ só funciona com ténis nike+?

Já falei neste blog do sistema nike+ e na altura referi a questão de não ser obrigatório comprar uns ténis nike+ ou sequer uns ténis nike para usar este sistema.

Os ténis nike+ têm por debaixo da palmilha um cavidade onde se aloja o emissor deste sistema. A nike diz, compreensivelmente que o sistema para funcionar bem precisa de uns ténis nike+. Mas a verdade é que não precisa.

Posso assegurar-vos isto (pelo menos até que a nike me pague o suficiente para eu dizer o contrário) porque tenho 2 pares de ténis. Uns adidas, velhos companheiros de luta, e uns mais recentes (tão recentes que só esta semana os levei para uma prova) que comprei para alternar com os adidas. Obviamente e dado que adquiri o nike+, encontrei uns Air Pegasus 2007 por um preço muito interessante a que não resisti. Depois de comprovar que o nike+ funciona lindamente nos Pegasus, dado que os mesmos me estavam a aleijar um pouco inicialmente e não queria deixar de usar o nike+ lá tive de percorrer a net em busca da solução.

Já suspeitava que havia muitas outras formas de "amarrar" o emissor nuns ténis convencionais. Encontrei um site muito interessante (pelo menos mais interessante que este) sobre o nike+ que é este.
Neste site há imensa informação sobre todos os sistemas de usar o emissor com uns ténis comuns. Por exemplo neste link. Tal como o autor também partilho da sua opção favorita. É grátis, demora 30 minutos a produzir e se fôr preciso até um homem com poucos conhecimentos da arte da costura consegue produzir a engenhoca (não foi o meu caso e fica desde já o agradecimento à minha maria pelo apoio técnico que prestou ao projecto).

O link directo para o hack preferido é este. Usem o molde que a moça postou e a coisa não falha.

E perguntam vocês ao gajo que mudou de vida: "Ó gajo que mudou de vida, tu que usas o emissor com os dois ténis, qual é o que funciona melhor?"
E têm muita razão em perguntar. É que o voodoo que aquilo faz funciona conforme as pessoas e as experiências de cada um, melhor ou pior. No meu caso pouco me importa se aquilo em 10Km regista mais 500m. É insignificante e nem me dou ao trabalho de calibrar. Aquilo não é um GPS, é um incentivo, uma companhia na corrida. Mas a resposta à pergunta é... (rufos).... É mais certo com o hack e os meus ténis Adidas! lolololol

É fácil perceber porquê e não quer dizer que no vosso caso cheguem ao mesmo resultado. Afinal o sistema "tenta" obter um valor médio com base na frequência com que o vosso pé bate no chão e de novo acelera até à próxima passada. Fá-lo muito bem, acho eu, errando apenas 5%, no meu caso. Ora como há inúmeros factores em jogo, desde a passada, até à forma de correr de cada pessoa, no meu caso concreto o facto de subir um pouco o emissor passando-o da sola do pé para o peito do pé, por sorte, "afinou" um pouco mais os resultados que obtenho. No caso de outra pessoa qualquer pode dar-se exactamente o oposto. Claro que o sistema tem sempre hipótese de calibrar, calibrar para uns ténis, para outros, etc.
Ora eu quero é aproveitar todos os poucos minutos que tenho para correr, portanto calibrado veio calibrado há-de morrer.
Isto não se destina a malucos maníaco-depressivos da exactidão. É um sistema meramente indicativo, pelo menos é assim que vivo feliz com o meu.
Claro que se a vossa margem de erro fôr de 20% ou 30% nada do que disse se aplica e terão de recorrer à calibragem do sistema.


A ver se arranjo umas fotos da coisa.

Sem comentários:

Enviar um comentário