terça-feira, 23 de novembro de 2010

21 de Novembro - Grande Prémio ARCD Mendiga

Ao fim de 45 anos foi tempo de inovar. Nunca comemorei um aniversário assim. Levantar cedo, meter no carro em direcção à Mendiga, em plena Serra de Aire, para correr 16Km. Ahhh, saudável maluqueira. Com a família e amigos lá nos metemos todos ao caminho. O dia ameaçava alguma chuva mas era mais o sol que as nuvens negras de aguaceiros. Em Santarém abandona-se a A1 e lá vamos por vales de paisagens bem bonitas até que já não há alternativa senão subir a ladeira até chegarmos à Mendiga. Uma estreia para mim esta prova simpática que se realiza num sopé a cerca de 300 metros de altitude. Embora em plena Serra de Aire a prova é relativamente plana e com declives muito pouco acentuados. 

O Luis e a Dora iam para a caminhada e eu para a prova principal. Chegada e reencontro com a equipa sem problemas. Participação relativamente interessante da equipa. Prova com bastantes atletas (454 chegaram ao fim). Do lado da organização, desde que chegámos que os grelhadores enchiam o ar de carne no carvão. 

Lá partimos para um percurso simples. Estrada fora fomos a Serro Ventoso, a cerca de 8Km, e voltámos à meta. Desde a maratona do Porto que tenho andado a descansar mais do que a treinar, mas ainda estou num bom pico de forma porque me ia a sentir muito bem e com um ritmo relativamente elevado. Para mim abaixo dos 4m30s/Km de forma sustentada significa uma boa forma. A parte pior foi na aproximação ao ponto de retorno. Uma daquelas nuvens bem negras veio cumprimentar-nos. Chuva grossa gelada e um vento forte fustigaram-nos durante uns 3 Kms. Mas ao voltarmos para trás e agora com o vento a favor e o sol a aquecer-nos a alma foi tudo bem mais fácil. Consegui apanhar o meu companheiro Bernardino. 30 anos nos separam e nunca tinha conseguido chegar-me perto dele. É muito andamento para mim. Mas desta vez ia bem. Apanhei-o e senti que podia ter prosseguido. Estávamos então a 4m20s e sentia-me francamente bem. Mas fui ficando por ali. Fomos falando um pouco sobre a fantástica forma dele e como eu também gostaria de chegar aos 75 anos a fazer meias maratonas com pouco mais de 1h30m... Decidi que era uma excelente forma de comemorar os meus 45 anos. Cortar a meta ao lado dele. Até porque pela 1ª vez tinha conseguido correr ao seu nível. E desta vez tinha a equipa de reportagem familiar na meta. Claro que não deixaram escapar o boneco. Muito bom momento desportivo, um dos mais altos da minha carreira. Obrigado Bernardino, muitos e bons Kms por muitos e muitos anos.


Após a prova veio o momento menos bom do dia. De repente a água nos balneários foi-se. Não sei o que terá acontecido. Tive de improvisar com um fio de água gelada num lavatório... brrrr...
Ultrapassado esse momento e com meio banho tomado, desta vez não ficámos para o tradicional almoço. Estávamos perto do Solar dos Amigos e do seu polvo na telha. E em dia de aniversário era preciso ir comemorar a coisa com um pouco mais de força :) Para variar continua em força e valeu bem o passeio.

O track está disponível e os tempos estão neste link. Para a semana é conquistar o Castelo de Palmela, beber uns moscatéis e comer um peixinho. Apareçam que já sabem do que é que eu estou a falar!

2 comentários:

  1. Muitos Parabéns

    Eu também estive lá e fiquei para o almoço, na entrega de prémios foi cantado os parabéns para dois aniversariantes, um dos quais era o Paulo com direito a bolo e tudo, foi um gesto simpático da organização.

    ResponderEliminar
  2. De facto, que falha não ter ficado. Se imaginasse até tinha alterado os planos de almoço. Obrigado!!!

    ResponderEliminar