domingo, 9 de janeiro de 2011

7 de Janeiro - 1º Super Trail Pirata dos Amigos do Parque da Paz

Após o mega sucesso da 1ª S. Silvestre Pirata em Monsanto a malta aqui da margem certa achou que podia superar a coisa e o Luis Parro arregaçou as mangas. Se ele já tinha sido um dos principais instigadores da 1ª pirataria, então agora a jogar em casa a fasquia subiu de nível. Aliou-se aos Amigos do Parque da Paz (APP) e toca de iniciar a chamada dos piratas. 

A família e o João não faltaram
O Barba Azul ou o Bin Laden?
O Capitão Gancho e a Ronaldinha

O Zé Magro e o Pirata Quaresma




















No início a coisa ainda se complicou. Após o Luis ter divulgado o track não resisti. Toca de carregar o track para o relógio (não é que fosse preciso), calçar os ténis, máquina no bolso e aí vai ele. O resultado, para quem não viu está neste post. Mas no forum dos APP algumas pessoas punham em causa a legitimidade desta pirataria. É claro que, sendo uma pirataria, não tinha obviamente qualquer legitimidade. Mas dado que se falava em possíveis sanções para os organizadores e para os APP, não querendo causar polémicas ou chatices a ninguém, até porque não conheço as pessoas dos APP avisei que ficaria de fora de qualquer organização :) ou seja iria na mesma mas à Pirata. Mas tal como os APP não têm qualquer figura jurídica, também esta pirataria não tinha qualquer organização para responsabilizar. Ao longo da semana as coisas voltaram à 1ª forma e na noite da pirataria era vê-los a chegar ao parque do Piedense aos magotes.

O sucesso estava garantido não havia nada a fazer. A custo a piratagem toda lá arrancou primeiro para a zona da partida junto ao parque de estacionamento do Parque da Paz onde outros piratas aguardavam, enquanto outros se iam juntando pelo caminho.
Não houve chamada mas estavam muitos e muitos. Como planeado lá seguimos em direcção à rotunda da Cova da Piedade. A excitação dos piratas estava ao rubro. O ataque à cidade adormecida ia começar. O percurso lá se ia desenrolando. Sem confusões sem qualquer problema. Seguíamos pelos passeios onde havia passeios. Encosta à esquerda, encosta à direita, os poucos carros que apanhámos pelo percurso lá ultrapassavam o pelotão. Que nunca se desfez, pese embora por vezes nas subidas fosse preciso esperar no cimo para voltar a reagrupar. O ritmo imposto pelos padrinho campeão Rui Silva era calmo e ninguém se atrevia a ultrapassá-lo.

Foi uma festa este passeio. A cidade foi facilmente tomada de assalto. O grupo era aplaudido por grupos de pessoas apanhadas de surpresa e contagiadas pela nossa boa disposição. Os carros cruzavam-se connosco e buzinavam em sinal de apoio e incentivo. Os que reagiam mais depressa sacavam dos telemóveis e fotografavam ou filmavam o insólito momento.

Vi mais apoio popular nesta prova do que em muitas oficiais. O percurso, tal como já tinha dito no outro post era fantástico. Aqui e ali uma subida mais violenta, por exemplo a do Olho de Boi mas várias pessoas voltavam atrás para se certificarem que não ficava ninguém esquecido. Todos estavam preocupados em garantir que tudo ia correr bem. E no ginjal à noite, sem iluminação. as ratoeiras são constantes. 100 piratas em pelotão a correr por ali, é de facto caso para se ter bastante cuidado. 

Depois de conquistarmos o Cristo Rei foi tempo de descer até chegarmos ao Parque da Paz novamente. Não sem antes passarmos por cima da praça da portagem e voltarmos para o lado de cá pela ponte do metro. Ainda tive de os chamar porque parecia que ia alguém à frente que sabia o caminho mas não. Já lá iam em direcção à estação do Pragal. Calhando queriam apanhar o comboio para Lisboa.

Após umas voltinhas pelo Parque da Paz em que até tivemos direito a um pouco de trail, era tempo de terminar a coisa em grande estilo. Foi pena alguns piratas terem desmobilizado nesta altura. O que a seguir se passou foi tão bom ou melhor que a corrida. 

Após um belo banho nas instalação do estádio do Piedense os piratas juntaram o espólio e foi tempo de um agradável convívio. Aproveita-se para conhecer mais um, falar daquela prova, combinar mais um treino, aprender com companheiros mais velhos. Os piratas que se foram embora fizeram falta para ajudar a comer e a beber tudo o que se levou. É sempre assim. Metade leva qualquer coisinha e dá para o dobro. Ganhou quem ficou.
Agradeço à Direcção do clube e ao pirata que os conseguiu convencer e emprestarem-nos a sala. Foi um gesto fantástico e  como estávamos a receber piratas de outras bandas deixámos a fasquia muito alta para a próxima.


O grupo que ficou até ao fim teve direito à melhor foto da noite. Aqui fica ela. O meu muito obrigado a todos sem excepção. Dedico no entanto este post a quem teve a idéia e tudo fez para a defender e a todos os que com o seu apoio se esforçaram por fazer desta uma noite histórica da cidade. Vocês sabem quem eles são...
E last but not least a pedido de várias famílias aqui fica mais um vídeo. Como em equipa que ganha não se mexe optei por fazer a versão 2.0 com a mesma musica. Também porque não consegui lembrar-me de outra musica que homenageasse a Margem Sul. Há várias bandas daqui, Xutos, Da Weasel (estes já eram) mas nenhum tem um tema tão mediático como este que exalte a Margem Sul. Se tiverem outra sugestão avisem.

Fiquem bem e não se esqueçam de ir treinar!


Para quem quer ver mais e mais aqui ficam as minhas fotos, as fotos do Luis Parro, as fotos do Luis Roque. Mandem vir mais.

5 comentários:

  1. Este relato é digno de um Livro, que sabe se no seguimento das Meliadas não sairá o Livro da Pirataria!!!!!
    Paulo, escreves bem e com qualidade.
    E nas areias da Costa vão ser mais de 150!!!!É garantido!!!!!
    Luis Pirata Parro

    ResponderEliminar
  2. Paulo

    Foi um espectáculo este treino. Os meus agradecimentos pelo que tudo correu de bem e a tua preocupação (assim como de outros companheiros) de nos iluminarem com os vossos frontais os locais mais escuros e que poderiam provocar alguns problemas.

    Tudo bem quando acaba bem e dia 19, irei lá estar para mais uma pirataria.

    Abraços.

    ResponderEliminar
  3. Paulo
    E eu que só sou caminheiro, tenho de começar a correr para alinhar ?
    Pelo vídeo vê-se que isto foi uma festa e eu, velho e gordo, fico de fora porque não corro.
    No dia 19 lá estarei na Costa para caminhar.
    Parabéns.
    LFR

    ResponderEliminar
  4. O treino lunar também vai ser uma festa. Se calhar ainda maior que esta. Vamos ver o que sai dali.

    ResponderEliminar
  5. porreiro paulo?? ficou muito bom este teu post, digno de ser lido e revisto, mas o melhor filme foi pra todos os bravos piratas que galgaram pelas ruas de almada e parque da paz, abraço a todos.

    ResponderEliminar