domingo, 5 de junho de 2011

29 de Maio - Entre Serra e Mar



Esta prova já faz parte do calendário. A paisagem é soberba o dia está sempre fresco. É relativamente perto e tem trilhos e montanha. No final tem um belo porco assado no espeto, uma máquina de imperial à descrição, batata frita titi e pão da malveira. Amigos isto é a conjugação prefeita!!! Só aquelas imperiais fresquinhas, o poco acabado de assar.. ai jesus...

Bom mas vamos ao que interessa :) Este ano a Dora e o Luís fizeram-me companhia. Ainda na caminhada, mas pronto, não faltará muito tempo, pelo menos para o Luis. A Rita também se foi estrear nestas coisas de correr pelo meio das serras. 

No panfleto dizia 15Km, supostamente íamos subir à Peninha, um pouco mais acima ainda. Mas quando lá chegámos já se dizia que não íamos passar na praia. Não tinham dado autorização. Depois o speaker disse que a prova tinha 12.700m. Fiquei sem saber o que de facto ia acontecer. 

Antes da prova ainda conheci um companheiro do facebook que está a dar os primeiros passos nesta vida. O Nuno veio ter comigo e estivemos à conversa um bocado. Ia-se estrear neste tipo de provas e de certeza que ia fica fã. 

A partida chegou e lá descemos até à praia. Mesmo perto do sítio onde entrávamos na areia um desvio e um novo troço, já em trilho pelo meio da vegetação. Gostei do trilho. A progressão é melhor que a areia. Mas fiquei com alguma pena de não passar na praia. Depois acabámos por entroncar no trilho habitual e seguimos pelo meio dos calhaus e dos arbustos como de costume. Até aqui tinha sido quase sempre a descer com as habituais surpresas. Muito bom!




Não é fácil encontrar aqui perto uma prova tão bonita. Claro que depois do 1º Trail de Sesimbra (12 de Junho) tudo vai mudar. A margem sul RULA completamente e a Arrábida dá um bigode à Serra de Sintra. Lamento muito amigos bairristas. Contra factos não há argumentos. Por falar nisso ainda estão abertas as inscrições para esta prova de Sesimbra. É só seguirem este link. Eu vou à grande mas há distâncias para todos. Não faltem.

Bom depois de descer tanto o preço foi cobrado. Tínhamos de subir até ao ponto mais alto onde pudemos desfrutar desta magnífica paisagem. Eu desliguei muitas vezes o motor na subida. O corpo pedia e por vezes há que ouvir o tipo e fazer-lhe a vontade. Na 4ª feira ia fazer 30Km pela praia no magnífico Treino Lunar - Special Editon - Costa, Lagoa de Albufeira, Costa.
Muitas vezes o gajo pede descanso e é só ronha mas atendendo a tarefa que me esperava 3 dias depois dei-lhe ouvidos e fiz-lhe a vontade. Fizemos um pacto. Dou-te descanso hoje, mas 4ª feira não me deixas ficar mal nem te armas em maricas. Como escrevo esta crónica depois da epopeia da Lagoa posso-vos dizes que o tipo cumpriu a parte dele!



Depois a descer o já esperado trilho pelo vale em que a vegetação é completamente diferente de tudo o que apanhámos pelo caminho. Parece que entramos numa floresta tropical tal a densidade de vegetação e humidade. Estamos já muito perto do final nesta zona. Um pequeno ribeiro faz-nos companhia e por troncos e pontes de tábuas cruzamos. 
Depois é continuar a descer, por vezes por trilhos bem íngremes, até chegarmos de novo à simpática colectividade de Janes.

T-shirt, pão com chouriço, bebida isotónica, água, maçã. Bem fornecido o saquinho dados os tempos de crise que se fazem sentir noutras provas. 

Um banho numa barraca/despensa que pomposamente pensa que é um balneário e um compasso de espera nos separam do porco e da imperial.

Este ano até nem foi grande a seca. Só um bocadinho. Ainda se pode melhorar organização. E lá veio o 2º momento alto do dia.



E estava consumado mais um Entre Serra e Mar. Tivemos de fugir da máquina de imperial porque estávamos a ser cúmplices de um crime de desgraceira. Depois daquele esforço todo...

Para o ano há mais. Fico à espera do reencontro com a imperial!

O fotógrafo de serviço foi o companheiro José Carlos Melo. Podem ver o resto das fotos no seu album do Facebook seguindo este link.

Sem comentários:

Enviar um comentário