E foi assim que no dia 12 do 12 de 2012 um grupo de amigos se juntou para, entre boa comida e alguma bebida, se mostrar e falar do que é o Trail, do que é Marrocos, do que é ir a Marrocos fazer uma mega aventura de 105Km como o UTAT. Após o convite que fiz no artigo anterior, foi só passar à acção.
Entre imagens e conversas passou-se o essencial. Divulgar o Trail, trocar experiências, partilhar emoções e vivências. A ideia aqui é passar a mensagem que isto não é um desporto para campeões ou super-homens. Trata-se apenas de viver a natureza em estado puro. Passar em sítio inacessíveis a não ser com a nossa própria força de vontade, com a nossa resistência e capacidade para não desistir. É isso que é preciso para este desporto.
Quanto à distância e à dureza de cada prova, é como tudo o resto. A pouco e pouco, de desafio em desafio, havendo vontade de superação, é possível encarar estas coisas com alguma tranquilidade e sobretudo superar e passar ao desafio seguinte.
O que ficou desta tertúlia foi uma noite muito agradável em que foi possível mostrar algumas imagens e fazer viajar alguns amigos até às montanhas de um país não muito distante. É pena que o tempo voa quando estamos à conversa e num instante ficou hora de fecharmos a loja e darmos descanso a quem trabalha.
Após vermos o powerpoint com a apresentação a conversa animou e foi, para mim, a melhor parte. Com amigos do Mundo da Corrida e do Parque da Paz, rapidamente a conversa se centrou no desporto e na realidade do nosso concelho. Mais tempo houvesse e tínhamos ali temas para o resto da noite.
Deixo-vos um desafio a todos. Juntem os vossos amigos, por esse país fora. Arranjem um pretexto, pode ser uma prova de trail em que participaram. Peguem numas fotos, e mostrem aos amigos, aos amigos dos amigos. Falem da corrida, do trail, do desporto. Combinem eventos. Levem o poder político ao evento. O presidente da junta, o vereador, e divulguem o trail. Passem a palavra, respondam a dúvidas, partilhem experiências. Depois digam como correu e os frutos que nasceram.
Se fôr preciso até me ofereço para vos ir contar a história desta prova. Só têm de me dizer quando e onde.
É isto que esta modalidade precisa. O passa palavra. O vem experimentar. E nem precisam ser provas. Pode ser uma coisa qualquer. Uma corrida com os amigos. Subir a serra, mostrar os melhores trilhos, aqueles locais que só vocês conhecem, etc.
É isto que é o trail. Obrigado a todos os amigos que estiveram presentes. Espero que tenha valido a pena.
Podem ver as fotos do evento que o Paulo Fernandes tirou aqui neste link.
Em breve vou colocar aqui o powerpoint da apresentação que fiz no evento.