terça-feira, 3 de maio de 2016

2 ou 3 coisas sobre nutrição e boa literatura


Acerca do Manual de Nutrição no Desporto, lançado hoje pela Direção Geral de Saúde, e porque já começam a surgir na comunicação social os habituais resumos (de idiotas) para idiotas, vou deixar-vos 2 ou 3 ideias.


Antes de mais o Manual é muito interessante e reúne num único documento as mais recentes tendências da comunidade científica. Digo tendências porque em nutrição não há uma única verdade e o conhecimento vai evoluindo e necessariamente adaptando-se a novas descobertas e novos estudos científicos. Por isso aquela ideia popular que o que fazia mal há 30 anos hoje até é muito benéfico se consumido dentro de certos limites, etc.

O problema com o manual é que os objectivos descritos na página do site não são facilmente atingíveis pelo publico em geral. O conteúdo é de facto excelente, com todos as informações suportadas em estudos científicos referidos no próprio manual. O problema é que se não forem técnicos da área dificilmente vão conseguir fazer alguma aplicação prática da informação referida, ou até mesmo compreender os complicados conceitos e processos fisiológicos referidos. Assim um pouco como um manual técnico de um carro: o conteúdo é excelente e totalmente correcto, mas experimentem não perceber nada de mecânica, nem terem as ferramentas corretas e vão lá fazer a manutenção do vosso carro...

Claro que para profissionais ou mesmo para entusiastas da área é um documento de referência, que mesmo muito sumarizado nos deixa com os apontadores para os locais certos. Depois é só irmos à pesca do resto. 

Acerca do único capítulo que a comunicação social gosta de referir, porque tem aquele gostinho de polémica que serve para chamar a atenção do palonço, (SUPLEMENTOS ALIMENTARES E ALIMENTOS DESPORTIVOS) nada de novo é referido e não constitui qualquer novidade. Os suplementos devem ser usados pontualmente, com um objectivo muito claro e de preferência que se saiba o que se está a fazer. Também já todos sabemos que uma alimentação variada e correta é o melhor suplemento que existe, para além de que grande parte das coisas pode não ter grande evidência científica por trás (isto não quer dizer que não funcione, simplesmente que não há estudos suficientes que suportem as evidências). 


Mas se este manual não será porventura o melhor dos textos para o comum dos mortais que queira saber mais sobre nutrição desportiva, o site tem outros 2 livros muito interessantes e estes sim com aplicação simples e que espero usem e abusem:




Para além disso explorem os 2 sites nutrimento.pt e www.alimentacaosaudavel.dgs.pt para um sem fim de informação nutricional de qualidade (DGS)

Se querem ter acesso a informação de qualidade relativamente a nutrição desportiva, mas acessível ao comum dos mortais e com aplicação prática no dia a dia, então aconselho-vos uma das referências da área, o Sports Nutrition da Nancy Clark. Aqui a versão inglesa. Se não dominam a língua inglesa preparem-se para pagar o triplo pela versão em português do Brasil.


Comam bem para treinarem bem!

Sem comentários:

Enviar um comentário