segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Os bastões têm de ir na mala de porão - mito ou realidade?


Diz-se que os bastões não podem ir na cabine. Será verdade ? Eu próprio várias vezes tive essa preocupação. 
Mas será mesmo assim ? 

Quem lê o meu blog sabe que uma vez até fiquei sem um quando fui fazer o MIUT há uns anos. Então em que ficamos?
A resposta é simples, ou não. Depende dos vossos bastões. O ideal é lerem o que diz a ANAC na sua página e verem se os vossos bastões se encaixam nos objetos proibidos. Resumindo:

c) Objectos pontiagudos ou cortantes - objectos que, devido à sua ponta afiada ou às suas arestas cortantes, podem ser utilizados para causar ferimentos graves, incluindo:
  • objectos concebidos para cortar, tais como machados, machadinhas e cutelos;
  • piolets e picadores de gelo;
  • lâminas de barbear;
  • facas tipo x-acto;
  • facas com lâminas de comprimento superior a 6 cm;
  • tesouras com lâminas de comprimentos superior a 6 cm medido a partir do eixo;
  • equipamento de artes marciais pontiagudo ou cortante;
  • espadas e sabres;
No meu caso, se forem ler o artigo do MIUT verão que o bastão da Decathlon (com mecanismo telescópico de rosca) era dúbio..., dado que a secção do meio tem uma ponta pontiaguda e mais de 6 cm. 

Mas por exemplo os bastões em Z, desde que possam desenroscar a ponta de metal, mais aguçada,  para não haver qualquer dúvida, não encaixam em qualquer dos items referidos pela ANAC.

Portanto a resposta é: sejam uns tipos informados, vejam se os vossos bastões configuram alguma das situações referidas. Caso se sintam injustiçados usem o link da ANAC e confrontem a segurança. 

E escusam de alegar que o Paulo Pires disse sei lá o quê no blog, não vos vou pagar uns bastões se ficarem com os vossos nalgum security check por esse mundo fora.

3 comentários:

  1. Por causa desse artigo que li há uns 5 ou 6 anos nunca arrisquei. "Mas olha que eu já levei!" "Pois, mas lembra-te do Paulo Pires no MIUT!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estás como eu, mas agora para os Açores em 2 malas não houve qualquer problema. Por isso achei que estava na hora de acabar com este mito. E lendo o regulamento da ANAC ainda fiquei mais convencido. Claro que nem todos os bastões são iguais. E ainda lhes desmontei as pontas de metal para não haver duvidas.

      Eliminar
    2. Depois de no ano passado ter ficado quase uma hora para despachar uma mala na easyjet, decidi que 2020 seria o ano da emancipação do porão! Este teu post ajudou eheh

      Eliminar