sábado, 7 de novembro de 2020

3 coisas que nem imaginavas que podias fazer com o teu Garmin

A Garmin atualiza constantemente a sua linha de relógios mais recentes (Fenix 6 e x45 entre outros). Estes modelos fazem tanta coisa, têm tantas potencialidades que, de vez em quando, lá dou com novas funcionalidades e novas possibilidades das funcionalidades já existentes. Vejam se já conheciam estas

Os relógios da Garmin tornaram-se pequenos eco sistemas das mais variadas funcionalidades. Parece que conseguem fazer um pouco de tudo para todos. Desde acompanhar toda a vossa atividade 24H, o vosso sono, dar-vos musica, saber quando chove, planear e acompanhar o vosso treino, pagar as bejecas e as compras do supermercado, mostrar e responder às mensagens que recebem no telefone.... ah, claro e registar os vossos treinos, armazená-los no site da Garmin, mostrar-vos o mapa com todos os detalhes do local onde estão, levar-vos para o multibanco mais próximo, ajudar-vos a chegar à aldeia mais próxima, traçar e guiar-vos no caminho mais perto para casa.... e a lista continuava quase ilimitada com as apps que podem instalar para as mais variadas tarefas.

Agora é aquela altura em que o pessoal que tem smartwatches tipo Apple, Samsung e afilhados dizer "Isso também o meu faz" Pois, mas o teu dura 2 semanas sem carregar? 

Decididamente estes Garmin não são smartwatches. Embora pareçam, a filosofia é completamente distinta. Mas não vamos por aí.

Depois também há outras marcas muito semelhantes nas funcionalidades, coisas tipo Suunto, Polar, Xiaomi e tantos outros. O que falta a essas marcas no entanto é o tal eco sistema, a ubiquidade, a interoperabilidade entre tudo e mais umas botas. 

E é por isso que a Garmin é imbatível neste segmento. Lidera o mercado sem qualquer concorrente à vista.

As funcionalidades que vos vou mostrar são um bom exemplo disso. Comecemos pela menos relevante. Não porque não seja interessante, mas porque o universo de interessados é relativamente pequeno. Nem sei se alguém que leia o meu blog tenha interesse nisto. 

Emparelhar o relógio com um rolo de bicicleta smart, para treinos indoor

Algures no principio de 2019 a Garmin comprou a Tacx. Se a vossa cena é bikes sabem o que é a Tacx. Senão cliquem no link e descubram. São bikes indoor. No formato mais simples são rolos smart em que podem usar a vossa própria bike. Como o que tenho. Um Tacx Vortex. Se quiserem saber mais já escrevi um artigo sobre isso, neste link.

Um rolo smart tem uma vantagem sobre os rolos normais em que variam a potencia manualmente. A potencia de um rolo smart é controlada automagicamente por bluetooth ou Ant+. Ou seja uma aplicação consegue comunicar com o rolo e variar a sua resistência por forma a simular subidas, obrigando-vos a um esforço em função do desnível do percurso. É o princípio do Zwift

Ora uma funcionalidade que descobri recentemente é que podem emparelhar o vosso Garmin diretamente com o vosso rolo para fazerem uns fantásticos treinos em que só precisam do relógio. O Zwift é fixe mas é preciso no mínimo um smartphone, idealmente um tablet ou um portátil. Se forem exigentes um PC e um projector 4K para uma experiencia totalmente imersiva :)

Na primeira vez o relógio vai detetar o vosso rolo e emparelhar, como qualquer outro sensor. A partir desse momento podem fazer treino livre, estruturado ou mesmo seguir um percurso. Um treino estruturado é um treino previamente desenhado no site ou na app em que podem definir blocos com diferentes níveis de potencia, distância ou tempo. Seguir um percurso parece-me o mais interessante. 

Podem escolher um qualquer percurso que já tenham no relógio ou transferir um novo. Interessante escolherem um percurso conhecido, quer de estrada quer de trail e simularem-no na vossa bike. Se costumam fazer um determinado passeio de bike, será um bom exercício simularem-no no vosso rolo e verem a diferença. Aposto que no rolo será bem mais duro.

No relógio têm acesso a tudo o que é normal durante um treino. O mapa do percurso, a altimetria, a vossa posição no mapa e todos as métricas habituais: distância, velocidade, ritmo, potencia instantânea, ritmo cardíaco, etc.
tr

Para quem tenha um rolo smart, agora que vem aí o inverno e os dias em que não apetece sair de casa, esta é mais uma opção para um treino de rolo rápido e simples em que não precisam de nada mais do que o vosso Garmin. 

Treinos de força estruturados, para todos os gostos, com orientação e animação

Vão à app do Connect (ou ao site), Treino > Exercícios > Encontrar um exercício. Deslumbrem-se com a quantidade de workouts disponíveis. Podem consultar o detalhe de cada um, duração, objetivos, principais grupos musculares e ver os vários exercícios que o compõem. Se entrarem em cada exercício, para além da descrição pormenorizada dos movimentos para o realizar, têm uma animação de vários ângulos onde um boneco realiza o referido exercício para não ficarem com quaisquer duvidas. Tudo muito bem concebido. 


Podem usar os workouts de forma manual, seguindo os vários tempos e repetições programados, mas a coisa ganha mais sentido se tiverem um relógio compatível para onde possam enviar os exercícios. Depois no relógio podem fazer o workout, sendo que o relógio, tal como num treino estruturado, encarrega-se de controlar todo o treino, as repetições, o tempo de descanso entre cada set, quase como um treino orientado num ginásio, mas com bips em vez de um gajo, ou gaja, a dizer cenas.

Nos modelos mais evoluídos da Garmin (Fenix 6, x45 e outros) até têm no écran do relógio a mesma animação que viram na app ou no site, a mostrar-vos como devem realizar o exercício. Até podem deixar o gajo a fazer o exercício por vocês, mas garanto-vos que não tem o mesmo efeito :)

Também podem desenhar os vossos workouts de raiz, na app ou no site e transferi-los para o relógio embora nesse caso não apareça o bonequinho a mostrar como se faz. Apenas têm indicações escritas do que fazer. 

Usar o Garmin Pay com os cartões do vosso banco habitual

O Garmin Pay permite deixar os vossos cartões de crédito e débito em casa e pagar usando apenas o relógio. O processo é simples e só têm de adicionar os cartões que quiserem na app Connect. A partir desse momento os cartões estão disponíveis no relógio para pagamentos contactless, como se usassem o próprio cartão.

O problema é que só existe um banco a operar em Portugal com o sistema Garmin Pay disponível. O banco é espanhol, mas como é exclusivamente online pouco importa. Trata-se do Open Bank do grupo Santander. Se não têm conta no Open Bank, ainda assim podem adicionar o Revolut ao Garmin Pay.
Mas o Revolut é um bocado seca porque é um cartão pré-pago, é preciso ter lá o dinheiro disponível para o poder usar, o que nem sempre dá jeito. 

Faltava uma forma de poder usar qualquer cartão do vosso banco habitual... faltava! Já não falta.

Já conhecem o cartão Curve? É um cartão físico que emula todos os vossos cartões. O processo é simples. Instalam a app do cartão Curve, inserem os vossos cartões na app e a partir daí o cartão Curve é o cartão que estiver selecionado na app. Não quero vender cartões Curve, apenas dizer-vos que o cartão Curve pode ser adicionado ao Garmin Pay e dessa forma conseguem pagar contactless com o relógio, com qualquer um dos vossos cartões, desde que o tenham adicionado no Curve. Parece mais complicado do que é. Notem que nem todos os cartões podem ser adicionados no Curve. Normalmente os de crédito são aceites. Mas há tanto tipo de cartão que só experimentando mesmo caso a caso.

Eu pensava que esta cena de pagar com o relógio era uma parvoíce desnecessária, mas com a pandemia o contactless assumiu uma dimensão muito maior. Por essa Europa fora só já se paga com contactless, aqui vamos tentando apanhar o barco. Mas agora com o cartão Curve no relógio posso pagar tudo, diretamente do meu banco e sem precisar de ter a carteira sequer. 

O cartão Curve é gratuito e se quiserem experimentar, mesmo que não tenham um relógio com Garmin Pay podem usar o cartão físico e deixar todos os outros em casa. Se quiserem pedir o cartão usem o meu link e depois de aderirem, quando usarem a primeira vez recebem 5£ (5,50 € mais coisa menos coisa).
Pedir o cartão Curve



3 comentários:

  1. Mais umas novidades bem porreiras... Exprimentei o cartão Curve na app... E dá com um MBNet... Cheguei foi só ao passo de adicionar a identidade, carta de condução ou CC. Não avançei ainda por receio de estar a colocar a fotografia de um documento pessoal... Provavelmente um receio sem fundamento... Mas eu estou tentado a exprimentar!
    Mais uma vez obrigado pelo excelente artigo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um passo necessário. Eles têm de verificar a tua identidade. Mas isso é normal em qualquer banco ou App financeira. Só te posso dizer que já tenho o Curve há quase 2 anos e é o meu melhor cartão. Melhor que o Revolut porque tem todas as vantagens e não é recarregável pois vem direto aos teus cartões. Aliás ele é os teus cartões.

      Eliminar
  2. Olá viva.
    Estou cada vez mais maravilhado com o Fenix 6 Pro...
    Só para referir que adicionei o Visa Universo ao Garmin Pay e funciona na perfeição!
    Pede o pin no relógio antes de usar como contactless!
    Ainda por cima na app aparece esta linda mensagem... 😀 Pelo menos transmite segurança!
    Queria colocar fotos mas não consigo... A mensagem diz que o numero usado é diferente do cartão como segurança!
    No lojas até ficam emariados dos olhos quando esperam pelo cartão e eu encosto o relógio 😂😂

    ResponderEliminar