sábado, 20 de março de 2021

Um bot para os Treinos Lunares

 


O Telegram é uma plataforma fantástica e com um potencial gigantesco. Os Treinos Lunares estão a mudar-se para o Telegram e está na altura de começar a dar uso ao grupo. Como tenho pouco tempo livre contratei um robot para ajudar....

Uma das inúmeras possibilidades do Telegram é a de criar bots. Um bot é um utilizador como qualquer outro, mas que pode ser programado para fazer determinadas ações de forma automática. Como um robot.

Há bots para tudo mas pouco importa isso agora, porque o objetivo deste artigo é apresentar-vos o bot que criei para o grupo dos Treinos Lunares.

Antes de mais qualquer pessoa pode aderir a este grupo clicando neste link:


O grupo é uma forma de estarmos em contacto e prepararmos o regresso dos nossos treinos.

Agora o que era fixe era ter um gajo que, sempre que eu acordasse de manhã, me dissesse como está o tempo na Costa de Caparica. Ok, posso abrir uma App, procurar a Costa, analisar a hora, ver os detalhes, depois nem todas as Apps têm os detalhes que quero saber, etc.

Por isso criei o meu próprio bot, disse-lhe o que queria ver, ensinei o gajo onde havia de ir procurar e depois só tem de me enviar a papinha feita. Pela fresquinha se faz favor, e com a previsão para várias horas do dia, caso me apeteça ir mais tarde.

Assim nasceu o TempoLunar_bot. Adicionei o gajo ao grupo dos Treinos Lunares e às 7 da manhã ele vai enviar para o grupo a previsão do tempo que vai estar nesse dia. A previsão será para as 9h, para as 15h e para as 21h. Cobre o dia inteiro e dá para terem uma boa ideia do tempo do dia. Para além da temperatura valorizo o nível de vento e a sua direção, pois podem condicionar o tipo de treino que vou fazer.
A princípio não estava a encontrar informação das marés para incluir, mas depois de procurar melhor e com o apoio do João Brazão para afinar a amostra certa, aí está a versão 2.0 do bot com tudo o que precisamos para o Treino Lunar!
Se não quiserem ser incomodados pelo rapaz tão madrugador, não precisam de desligar as notificações do grupo. Podem apenas silenciar o utilizador e assim ele já não vos chateia. Sempre que precisarem é só irem ao grupo e está lá a previsão desse dia.
Para quem gosta de informática, só dizer-vos que o bot foi desenvolvido em Python, vai buscar a previsão ao site openweathermap.org e vive no meu Raspberry Pi que é um computador que faz (quase) tudo o que fazem os grandes, mas que é do tamanho de um cartão. 

As enormes vantagens deste mini PC são: custa 50€, é totalmente silencioso e consome menos de 3W o que dá cerca de 2 cêntimos por dia. Como tem saídas HDMI 4K é o melhor amigo da televisão...

Instalem o vosso sistemas operativo favorito (ou instalem vários), juntem um teclado e um rato e a vossa imaginação faz o resto. 
Grande Spectrum! Já viste onde chegámos?

Sem comentários:

Enviar um comentário