segunda-feira, 1 de abril de 2013

Viagem ao Paleozóico - Paleo quê?

Na escala geológica o Paleozóico representa um período de cerca de 300 milhões de anos que teve início à cerca de 540 milhões de anos. Numa escala que desafia a nossa compreensão não é simples imaginar o nosso planeta nessa altura. Mas em determinados locais os vestígios desses tempos ainda persistem e ajudam-nos a compreender as origens do nosso planeta. O nome desta prova, Trilhos do Paleozóico, despertou-me de imediato a atenção. Não sabia que em Valongo existia um tão vasto mostruário desses tempos. 

Não é por acaso que o símbolo da prova era um Trilobite, uma criatura tipo bicho de conta gigante que viveu muito antes dos dinossauros e que se extinguiu à cerca de 250 milhões de anos, sabe-se lá porquê  dado que eram uma das criaturas que  proliferava nos oceanos desses tempos.

O mundo dá muitas voltas e isto é tão verdade que hoje em dia podemos ver naquelas serras e vales o que era o fundo do mar de há centenas de milhões de anos.

Sugiro que vejam este vídeo onde são referidos alguns dos tesouros da zona. Sem duvida um sítio a visitar noutra oportunidade e sem ser a correr. Acho excelente a divulgação que a organização fez da zona. Aproveitar uma prova de trail para passar a mensagem e permitir a descoberta de uma região é muito bem pensado. Neste link podem encontrar mais informações sobre o Parque Paleozóico de Valongo já que o site oficial do Parque está em manutenção... se calhar para sempre, infelizmente como muitas coisas neste país.


Foi graças a este enquadramento que esta prova ficou debaixo de olho mal apareceu pelo Facebook. Restava aguardar para perceber se seria viável uma deslocação à zona. 

Antes de continuarem a ler não deixem de investigar um pouco o Paleozóico, os Trilobites e imaginar a terra nesses tempos. Podem começar por este artigo da Super Interessante

2 comentários: