segunda-feira, 22 de julho de 2013

Conforto para o Verão - Salomon Light Tank

Com este artigo dou início à análise de produtos da Salomon no âmbito da parceria que estabeleci com a marca após o meu blog ter sido seleccionado como Salomon Field Tester. Não se trata de vir dizer bem dos produtos da Salomon, embora seja fácil dizer bem de produtos de qualidade, que todos reconhecem a esta marca. A Salomon foi muito clara quando referiu que o que pretende é obter a opinião dos seus produtos. E nem outra coisa eu estaria disposto a fazer. Ao contrário de outras marcas autistas que ainda não acordaram para a vida, a Salomon também no campo do marketing está na linha da frente apostando na comunidade de bloggers para passar a sua mensagem. Como sei o que significa o autismo de alguns, reconheço o valor desta aposta. 

Feito o devido reconhecimento passemos à acção. Lembram-se daquela sensação de ser puto e ter uma coisa muita fixe que nunca mais queremos tirar? É esta a melhor maneira de descrever esta t-shirt sem mangas. A propósito como se chama a uma t-shirt sem mangas em português? Em inglês é um tank, vá-se lá saber porquê. Ok, não resisiti e fui saber porquê. O nome tank vem de ser parecido com uns fatinhos de banho dos anos 20 que eram usados nos tanques ou nas piscinas... Explicado. 

Tenho algumas t-shirts de alças e até uma do clube que uso em provas de estrada mas não são bem tanks. Nunca tinha usado uma t-shirt sem mangas. A primeira vez que se veste é estranho mas mal se começa a correr a falta de mangas é muito bem vinda. Mas o que é fantástico nesta t-shirt é o tecido. A leveza e a malha, quase uma rede, distinguem-se completamente dos produtos de linha branca e mesmo até das melhores t-shirts que tenho da nike ou da adidas. Com apenas 90 gramas e a malha altamente respirante a sensação a correr é a de estarmos a correr sem t-shirt. Sente-se o vento directamente na pele. Uma companhia ideal para o Verão. 

Outras características deste tecido, ActiLite produzido sob especificações da Salomon, é o facto de secar muito rapidamente e repelir a água. Este aspecto não é fácil de avaliar por mim. Suo imenso e rapidamente a t-shirt fica totalmente encharcada. No entanto o reduzido peso e o tipo de malha permitem ainda assim fazer com que, mesmo com a t-shirt totalmente encharcada não se sinta o habitual peso de uma t-shirt muito molhada, colada ao corpo e que causa depois problemas nos mamilos. Com esta t-shirt nem preciso de usar o meu habitual método de protecção dos mamilos que referi neste post. Creio que mesmo com a t-shirt molhada se tem um conforto superior a outros tecidos, talvez porque os produtos usados no tecido repelem a água que é escoda para o exterior em vez de ficar retida no próprio tecido. Este facto não é novo dado que todas as t-shirst técnicas mais baratas e que são normalmente oferecidas nas provas já são feitas destes materiais, normalmente o poliéster.
A composição do ActiLite é 50% poliéster e 50% polipropileno mas creio que a verdadeira diferença está na estrutura da malha do tecido.
Detalhe da malha Actilite 
Agora já percebem porque não me apetece usar outra t-shirt para correr. Pelo menos enquanto o tempo quente se mantiver. 

Deixo-vos uma nota de aviso. Por experiência própria descobrimos que esta malha é extremamente sensível ao calor.. de um ferro de passar. Normalmente quando chego a casa passo a t-shirt por água espremo e penduro a secar, mas uma vez alguém achou que estava muito amarrotada.... e mesmo com um pano por cima.... o ferro devia estar muito quente e ooops, uma bela marca de um ferro ditou-lhe uma sentença de morte a prazo. Continuo a usar a t-shirt, não me incomoda e mal se nota a marca do ferro, mas a estrutura do tecido ActiLite ficou definitivamente afectada e quebradiça pelo que daqui a uns tempos terei de lhe fazer um funeral. Mas até lá é passar por água e pôr a secar. Já sabem, muito cuidado se forem do género "gosto de treinar engomadinho" senão o melhor mesmo é apenas lavar e pendurar. 

Visitem a página do produto para obterem mais informação, incluindo o local onde podem adquirir os produtos salomon, neste link.

1 comentário: