terça-feira, 4 de março de 2008

Correr é uma SECA!!!!

Pergunte-se a 10 pessoas se gostam de correr e 11 vão responder que correr é precisamente aquilo que não gostam. "Épá eu desporto, tás a ver, até gosto, futeboladas, biclas, etc., mas correr deve ser a única coisa que não gosto e que não era capaz de fazer. É que isso cansa muito :)"

Eu próprio o referi várias vezes por isso é que o conheço muito bem. E agora que saltei para o outro lado do muro é um contínuo déjá vu quando me perguntam como perdi peso e que estou bem etc. Quando refiro a palavra mágica CORRER fico internamente a repetir cada sílaba do que vão dizer. "Épá correr.... etc. etc."

Tento explicar que também pensava assim como eles mas depois saímos de facto do sofá e vamos pondo um pé atrás do outro, um de cada vez, e quando se vai a ver já estamos agarrados. Mas claro que o Padre António Vieira tinha bem mais sucesso a pergar aos peixes. Até agora consegui trazer 0 (zero) pessoas para este desporto.

Afinal o que move os malucos das corridas?

Ao fim de quase um ano desta boa vida (por oposição à má vida) há várias coisas que me fazem correr e penso que fazem correr também uma série de outros malucos como eu.

A simplicidade - Não é preciso nada para praticar este desporto. Só força de vontade. Em qualquer local se treina. Nem é preciso levar qualquer equipamento. Claro que depois cada um põe as doses de paixão que quiser. É como o tempero da comida.

Os nossos limites - Conhecer e quebrar os nossos limites físicos é algo que se faz continuamente. Para além do cansaço, da falta de fôlego, do quase desfalecimento, das dores, dos truques que o nosso corpo usa continuamente para nos convencer a pararmos de o esticar até limites impossíveis. Há um prazer secreto em lhe mostrarmos continuamente que é possível.

A humildade - Para mim há sempre 2 provas em simultâneo quando corro. E a grande vantagem é que numa delas fico sempre em 1º lugar. É o meu própio campeonato em que só eu participo. E cada prova que termino é uma vitória. Na outra corrida não é importante a posição. Sei que com o meu perfil de "atleta" dificilmente passo do meio da tabela mais para baixo do que para cima e já fico bem feliz. E para além de todo o esforço e sofrimento, conseguirmos conviver com isso é revigorante.

Melhor relação tempo/benefício - Já todos sabemos que, excluindo algumas profissões ligadas ao sector publico, a falta de tempo é o grande cancro da nossa sociedade. Venderam-nos um futuro bonito quando éramos putos e no ano 2000 com os computadores só tinhamos de carregar num botão, mas afinal temos de carregar em muitos botões e durante muito mais tempo do que quando a nossa sociedade tinha alguns horários. Ora qual o desporto que é compatível com um tempo livre que já não existe, e que mesmo assim faz de facto alguma diferença e melhora a nossa saúde? Sem qualquer hipótese de comparação é correr. Se fôr preciso em 10 minutos estou pronto para sair de casa e fazer um treimo curto a um ritmo alucinante. 30 minutos de fartleks estoiram e esgotam completamente todas as reservas acumuladas de energia (e de stress também).

Claro que correr é incompatível com fumar, com noitadas nos copos e com excesso de peso. Para correr temos de ter a maquineta bem afinada, conhecer o nosso corpo. E é também esse o grande conforto que nos dá sermos os malucos das corridas.

Se tiverem nem que seja um único neurónio que gostava de experimentar não sufoquem o rapaz. Façam-lhe a vontade. Experimentem a liberdade que correr vos dá. Quando tiver tempo vou escrever um pouco sobre como começar, mas até lá se quiserem conselhos, incentivos, ou simplesmente fazerem-me companhia aqui para os lados do deserto (margem sul no dicionário do Mário Lino) não hesitem em contactar-me.

Fiquem bem e boas corridas!

4 comentários:

  1. Gostaria de saber em que locais o meu amigo costuma treinar. Eu também sou da margem sul e treino maioritariamente no paredão da Caparica ou na estrada que liga a Costa à trafaria e no Parque de Stº António quando o vento existente não permite a corrida na praia. Normalmente treino sozinho ao fim do dia 3 a 4 vezes por semana 2ª a Sexta 18.30 ou 19:00 horas e ao Domingo quando não vou participar em provas de manhã. Aborrece-me imenso treinar sozinho embora seja o faço habitualmente. Estou nas corridas à perto de 8 meses e estou a adorar no entanto estou a chegar a um ponto que necessito de evoluir e já percebi que isso só será possivel se treinar om outras pessoas que dominem algumas técnicas de treino como parece ser o seu caso.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  2. Olá Luis. Vais amanhã à pirataria por Almada? Podemos falar melhor. Está lá um Luis Santos na lista. 6h30, 7h é cedo para mim. Costumo ir um pouco mais tarde. Mas é uma questão de combinarmos. Aproveita e vê lá se te interessa o que está no meu novo post aqui no blog.

    ResponderEliminar
  3. Viva,

    Estou a pensar em me iniciar nas corridas, mas, claro está, tenho s habituais dogmas.

    Quero fazê-lo de manhã, antes de ir trabalhar. Mas a minha maior preocupação é o inverno.

    Como se passa o inverno a correr? copmo saimos da cama às 7h da manhã, num dia de chuva e frio, para irmos para a rua correr? O que nos motiva para isso?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kony, uma coisa de cada vez. Um passo de cada vez. Ao principio é preciso forçar o corpo mas com cada saída que se faça irão surgindo as respostas. Não pense em horários ou inverno ou o resto. Quando lá chegar logo verá como ultrapassa esses problemas. Importante é começar e tentar manter alguma regularidade. Cada dia que corremos é menos um dia de sedentarismo. Força!

      Eliminar