sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Vitamina D - A vitamina que não é uma vitamina mas que pode fazer toda a diferença

Este post não é fácil. Não é daqueles que vão ler e arrumar em 5 minutos. Isto é trabalho. Pelo menos se quiserem beneficiar da sabedoria que em breve vos vou entregar em mãos. Encarem isto como uma cana de pesca. Não vos vou dar peixe. Só vos vou dar a cana e dizer-vos onde devem ir pescar. Se a seguir vão usar a cana, ou se vão antes ao supermercado comprar o almoço já não me diz respeito.


Reconheço que sou um geek, meio nerd. Ou será um nerd meio geek? Nada como um gadget high tech para me deixar os olhinhos a brilhar. 
Por isso quase sempre corro a ouvir o que outros geeks e nerds têm para dizer sobre tecnologia, ou tech para ser mais exacto, porque o que oiço são as fontes directamente em inglês. Em vez de musica, carrego o meu ipod com podcasts, que não são mais que uma espécie de programas de rádio disponibilizados na net. Um dia falo nisso, mas para já este ponto serve apenas para que percebam de onde veio esta história da  vitamina D. 



Estava eu a ouvir um dos podcasts que subscrevo, dedicado à segurança informática, quando sou surpreendido por um programa especial sobre a vitamina D. O Steve Gibson (o autor do programa) achou que o tema era importante demais e interrompeu nessa semana a habitual temática para passar a mensagem da vitamina D. O homem é programador, escreveu um programa para recuperação de discos rígidos e é consultor de segurança. Vitamina D?!?! Que raio!!! Pirou? 
Foi assim que fiquei a saber a história da vitamina D.

Eu recomendo que oiçam o podcast dessa semana (disponível num dos 1ºs links da página que ele dedicou ao assunto) e sobretudo leiam o texto que ele escreveu. Foi resultado da sua pesquisa sobre o tema. Isto ajudar-vos-á a formarem a vossa opinião. Reparem que a página está carregada de informação sobre o tema. Ele pesquisou e disponibilizou tudo o que de relevante encontrou sobre o tema. Uma explicação, videos, apresentações, links para pesquisas médicas, etc. 

Notem que a página não é para ler de cima a baixo sigam as instruções na caixa vermelha.

How to digest this page:    (Hint: Not simply from top to bottom)

A ideia é irem ler os tópicos dos estudos (sem os consultar ainda), só para terem uma ideia do que está aqui em causa. Isto são estudos científicos feitos pelas mais avançadas e reconhecidas instituições mundiais. Não é aquela balela das revistas tipo Maria, Dicas e afins. Nem isto é uma página para vender nada, muito menos banha da cobra.

Está tudo em inglês mas podem usar ferramentas de tradução se tiverem dificuldade. Hoje em dia já dá para perceber mais ou menos uma tradução de inglês para português. Se virem os vídeos no youtube podem ligar as legendas e até traduzi-las online... fica um bocado estranho por vezes. Mas é melhor do que nada.

Versão original em Inglês
http://www.grc.com/health/vitamin-d.htm

Versão "traduzida" para Português pelo tradutor Google
cliquem aqui


Não vou repetir o seu trabalho mas resumidamente as conclusões a que o Steve chegou:

- à medida que envelhecemos a nossa pele perde capacidade de sintetizar a vitamina D;
- a redução dos níveis de vitamina D no organismo parece estar associada ao surgimento de inúmeras doenças e cancros;
- quase todos os tipos de células do nosso corpo têm receptores para a vitamina D embora não se compreenda totalmente o seu papel;
- se mantivermos o nível de vitamina D no nosso corpo num nível ideal, estaremos mais protegidos contra várias doenças que surgem em idades mais avançadas;
- a vitamina D não tem interesse para a "medicina" porque não vale nada em termos monetários. 

Inicialmente mandava vir dos Estados Unidos dado que não se encontravam no nosso mercado versões suficientemente concentradas, para além do preço muito exagerado. Mas agora têm uma excelente opção na Prozis. Vejam neste link: prozis.com/kT1
.
A vitamina D pode ser tóxica se tomada em doses exageradas. Bom senso. No Verão se fizerem praia de forma intensiva reduzam ou anulem mesmo este suplemento. Idealmente testem os níveis no vosso organismo para saberem como estão.

Usem este site, depois de saberem como está o vosso nível, para determinar a vossa dose diária ideal.

Alguma pergunta ou duvida que eu possa ajudar é só dizerem.

8 comentários:

  1. Paulo
    Só digo uma coisa: não páras de me surpreender.
    Vou ouvir os podcasts e aprender mais qualquer coisa.
    Boa corrida no Sicó.
    Abraços.
    LFR

    ResponderEliminar
  2. Então faz sentido que as laranjas/citrinos cresçam eminentemente no Inverno. Se um gajo se mantiver na fruta fresca (NACIONAL e da época) está sempre safo :) Seguindo o conselho, na praia vou tentar restringir-me às bolas de berlim (e um ou outro treino nocturno ;)) Abraço de Gaia, Sérgio
    http://sempreaesticar.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Grande Sérgio. Tu ainda deves conseguir sintetizar qualquer coisita, principalmente se vieres cá abaixo num descapotável :) Abraço e guarda este post que ainda pode vir a ser util... parece aqueles papelinhos que deixam na caixa do correio :)

    ResponderEliminar
  4. Hoje alguem partilhou este estudo recente em que se começa a chegar à conclusão que doses diárias mais elevadas de vitamina D, não só não prejudicam a saúde como, pelo contrário, são necessárias para se obterem os benefícios relativos à protecção contra várias doenças.
    http://www.everydayhealth.com/publicsite/news/view.aspx?id=650258

    ResponderEliminar
  5. No iHerbs a escolha de produtos de Vitamina D é imensa! Alguma sugestão sobre qual encomendar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso esta marca http://www.iherb.com/Vitamin-D3-5-000-IU-360-Softgels/18335

      Eliminar
    2. Eu uso esta marca http://www.iherb.com/Vitamin-D3-5-000-IU-360-Softgels/18335

      Eliminar