domingo, 20 de fevereiro de 2011

20 de Fevereiro - Grande Prémio da Charneca da Caparica

Este ano descobri uma prova aqui em casa. Não me cheguei a inscrever no usual grande prémio de Mem Martins porque queria descansar um pouco da dor que me tem  chateado e acabei por não resistir à ultima da hora a ir conhecer esta corrida. Visitando o site dos Amigos do Atletismo da Charneca da Caparica e lendo o respectivo regulamento antecipei uma prova de bairro, feito com o habitual espírito da teimosia de quem não desiste de fazer omoletes sem ovos. Esta prova que não conhecia deixa-me duas sensações distintas. Por um lado o reconhecimento do clube que a organiza. Ainda bem que há pessoas que não desistem e apenas com boa vontade ou pouco mais, organizam esta pequena corrida. 

Meia dúzia de maduros
Mas ao mesmo tempo é muito triste e revelador das grandes deficiências ao nível do atletismo, e se calhar do desporto em geral, que existem no concelho de Almada. A Charneca da Caparica merecia um Grande Prémio que fosse mesmo Grande. Mas cada um tem o que merece e aqui fica bem visível, doa a quem doer, o papel do atletismo no concelho. Uma miséria.

De resto, distribuída a bordoada aos srs. (com minuscula) autarcas responsáveis pelo resultado visível das suas políticas desportivas, o circuito é simpático. Bem conhecido dos meus treinos na zona. Lá partimos, seríamos 60? pouco mais. O Miguel veio comigo ou fui eu que fui com ele. A perna não me estava a incomodar muito e acabei por esticar um pouco. Pode ser que ajude a melhorar. Foram 8500 metros em 37 minutos, contas feitas fomos abaixo dos 4m30s/Km. Já não corria assim há muitos meses. Nem tenho treinado para isto. Portanto acabei por penar um pouco mas soube-me bem.

Lá tive de correr um pouco para acompanhar o Miguel
A prova tem vários apoios pois se assim não fosse não era possível existir sequer. Portanto é importante que se usem os recursos da melhor maneira. Há vários aspectos errados nesta prova e que podem ser melhorados com relativa facilidade:
- As mulheres não podem fazer os 8500 metros e têm uma prova própria de 2800 metros. O que é que se passa aqui? Hellloooo!!! Séc. XXI!!!! Inexplicável.
- Falta um abastecimento a meio da prova;
- O transito parecia que tinha sido cortado por amadores. A diferença entre cortar de forma correcta e o que foi feito não tem qualquer impacto para os automobilistas. Assim é ridículo;
- Nalgumas zonas não houve qualquer controlo do transito e corríamos juntamente com 2 vias de carros a circular;
- Seria possível arranjar mais umas garrafinhas de água do patrocinador? 

De resto não tenho mais nada a dizer. No final uma garrafinha de água e uma laranja. O resto está adequado à dimensão da prova e do clube. Não é que esteja bem mas não vale a pena apontar como mau o que não se pode remediar. 

Mesmo assim acho que vou voltar se não houver nada melhor para fazer nesse dia. E não acho que seja melhor ir a Mem Martins, por exemplo. Alcatrão por alcatrão fico em casa e apoio as colectividades locais.

Acho que o clube poderia fazer um uso muito melhor das novas tecnologias e divulgar melhor a prova. 

Espero que consigam melhorar os aspectos que refiro. Será fácil trazer mais gente. O percurso é simpático mas podia ser muito melhor. E com mais alguns Kms também. 
Uma palavra de agradecimento também para o Pedro Gabriel, o fotógrafo de serviço.

2 comentários:

  1. Também lá estive e mesmo tendo feito uma prova diferente, pois o sector feminino corria na prova anterior, basicamente digo o mesmo.

    ResponderEliminar
  2. Pois a minha mulher ficou estupefacta quando soube que só podia correr 2800m... Só faltou terem de levar burka :)

    ResponderEliminar