terça-feira, 20 de setembro de 2016

Crónicas da Caverna - Um atalho para impacientes


Já percebi que este tema é interessante e despoleta sempre imensas questões. O que se come, o que não se come, e isto faz bem e aquilo faz mal? 

Também sei que muitos gostam mais de começar a ler os livros pelo fim. Primeiro querem saber o que acontece à boazona: casa com o herói e abre uma retrosaria numa ilha do pacífico? muda de sexo e abraça uma vida de militância política?


Por isso e embora eu recomende que devem sempre fazer o caminho das pedras e perceber porque se chegou até aqui (lendo atentamente o meu artigo E a banha da cobra? É uma boa ou má gordura? bem como a literatura aí referida, por exemplo) deixo-vos um atalho que vos vai dar uma ideia do que é esta alimentação.

NOTAS: a cena paleo não é apenas uma dieta, há muitos outros fatores que devem ter em conta. O atalho que vos vou dar é apenas para terem uma ideia. Na prática o que devem fazer é ler, informarem-se e sobretudo adaptarem ao vosso caso. 
Aprenderem e descobrirem quais são os melhores alimentos, as melhores gorduras. É que há uma mudança de paradigma muito grande. Porque é que de repente devem comer gordura? E carnes gordas? E uma quantidade enorme de ovos? Há muito para aprenderem. Não precisam de ser tão radicais nas restrições referidas nos exemplos do livro, mas para serem liberais vão ter de saber onde podem facilitar e que consequências tem. Mas pelo menos ficam com uma ideia. A seguir se o tema vos despertar interesse e acharem que querem saber mais e perceber a ciência por detrás da coisa, é só começarem a ler este mesmo livro pelo princípio.

Abram o pdf clicando no livro e saltem para o final, APÊNDICE, A DIETA SEM AÇÚCARES NEM AMIDOS (são apenas 6 páginas)


Obviamente isto de ler o final do livro sem ler a história também tem inconvenientes. Provavelmente sem perceberem o enquadramento vão olhar para os alimentos e refeições e vão pensar "mas estes gajos são parvos?" tal como pensaram no principio "porque raio havia a boazona de mudar de sexo?"
São escolhas. Com spoilers, sem spoilers, a escolha é vossa!

Sem comentários:

Enviar um comentário