segunda-feira, 22 de abril de 2019

Como carregar tracks GPX no vosso Garmin, sem espinhas!


Uma das coisas mais estranhas da Garmin era o processo ridículo para se poder carregar um track GPX nos modelos que o suportam.

Assim quando tínhamos um ficheiro GPX, o processo retorcido de o colocar no relógio envolvia um dos seguintes procedimentos, qual deles o mais estapafurdio:

- Usar um PC com a aplicação Basecamp instalado. Abrir o GPX com o Basecamp, ligar o relógio ao PC e usar o Basecamp para o passar para o relógio. Uso o Basecamp para desenhar muitos dos tracks das aventuras que planeio e no final passo-os para o relógio, mas ter de o fazer para um simples track que se precisa de passar para o relógio era como matar moscas com um canhão.

- Usar um PC para ligar o relógio e depois de aceder às pastas do relógio, colocar o GPX na pasta NEW da drive do relógio. Depois de desligar o relógio é feita uma conversão do ficheiro pelo próprio relógio. Para tracks grandes, pode demorar imenso tempo e ficamos com a impressão que o relógio encravou. Se correr tudo bem com a conversão no final o track estará disponível nos percursos.

- O método mais retorcido mas que, com muita paciência até dispensava um PC, era fazer upload do GPX como atividade no site do Connect, convertê-lo em percurso e enviá-lo para o relógio. Mas era preciso também eliminar posteriormente essa atividade do site, porque na realidade não o tinha sido, apenas se tinha usado este processo para a poder criar como percurso.

Mais estranho ainda só o facto de há mais de um ano já existir uma forma intelligente de o fazer, mas muita gente não estar a par da mesma.

De facto desde Janeiro de 2018 que um update, de fininho, à app do Connect permite abrir ficheiros GPX. 

Assim se tiverem uma versão recente do Connect no vosso telefone, Android ou iOS, basta abrirem o GPX a partir do local onde o gravaram (transferèncias, os meus ficheiros, etc.)
Se for a primeira vez escolham o Connect para abrir esse tipo de ficheiros.

A partir daí o processo é trivial. Escolhem o tipo de atividade para o percurso e alguns segundos depois, xaram!!!! Têm o vosso GPX importado para os vossos percursos. Com altimetria e tudo. Podem posteriormente editar, mudar o nome e mesmo adicionar waypoints. No final depois de gravarem é só enviarem para o relógio. Em poucos minutos e de forma simples têm o vosso percurso disponível no relógio. Como sempre deveria ter sido. 


Experimentem um pouco. O interface é meio trapalhão mas depois de se perceber é simples. Notem que a altimetria apresentada é um pouco aberrante sendo normalmente muito superior à real. Nem tudo é perfeito... mas a conveniênia de carregar um track no relógio de forma simples, supera tudo o resto. 

Boas aventuras!

2 comentários:

  1. Perfeito. Só não sei se com o iOS será assim tão simples. Não consigo abrir o track com o connect. Eu sei que não usas iOS, mas sabes se há algum truque?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não faço ideia, talvez alguma outra alma com iOS para além de ti leia o meu blog e possa ajudar

      Eliminar