Como já tinha dito a 25 de Março, o sucesso desta maratona estava garantido muito antes da partida.
Se quiserem saber porquê e não leram nessa data, é só seguirem por este link.

Um povo educado, respeitador, cidades bem organizadas, impecavelmente limpas, tudo é mantido, os transportes públicos são excelentes, baratos, muito usados. Um país europeu em que não nos sentimos pobres, em que podemos comer em qualquer restaurante sem sentirmos que estamos a ser roubados. Um nível de vida um pouco inferior ao nosso mas o que perdem numas coisas, compensam seguramente noutras. E nem falo na Vodka, claro!
Uma semana com amigos entre Cracóvia, Auschwitz, Varsóvia e para fechar uma maratona, dificilmente se haverá melhor forma de viajar na história da humanidade, encher o cérebro de conhecimento, a alma de satisfação e os músculos de empeno. É um 5 em 1, imbatível a todos os níveis, incluindo o financeiro. E já falei na Vodka? Caraças!


A Orlen Warsow Marathon
No primeiro link deste texto têm a ligação para o site da prova. Não é a maratona principal de Varsóvia (que penso que se realiza em Setembro). Esta é uma maratona com um patrocinador privado polaco (Orlen) que é uma gasolineira equivalente à nossa Galp. Imaginem que havia uma Galp Maratona de Lisboa. Ia dar mais ou menos ao mesmo, pelo menos no papel, no terreno a conversa seria outra...
Não é portanto um evento super massificado, é mais uma coisa caseira. Ainda assim meteu quase 6000 pessoas na maratona e 8800 nos 10Km, nada mau para uma prova "local".
Organização super profissional, desde as estruturas que são montadas no exterior do estádio (que é lindíssimo), a forma como tudo decorre, os acessos, a circulação de toda a gente (as partidas são simultâneas, mas em sentidos contrários). Neste aspeto é uma maratona ao nível das melhores em que já participei.
Aspetos que podem ser melhorados:



![]() |
Os bravos tugas da maratona |
A minha prova pode ser consultada neste link, se tiverem paciência para isso. Resume-se rapidamente. Até ao Km 26 ainda aguentei o ritmo com que treinei, e que daria algo na casa das 3h, 3h02m. Mas o vento ajudou no desgaste prematuro dos meus, ainda frágeis, isquiotibiais, pelo que quando as dores se tornaram demasiado insuportáveis a única hipótese foi reduzir o ritmo e arrastar-me até ao final.
![]() |
A malta da maratona e dos 10K |
A Orlen oferece ainda algumas completamente gratuitas. Para mim chegam as gratuitas e deixo-vos no final desta reportagem uma amostra das melhores.
. No próximo artigo vou agregar alguma informação sobre como recuperar para a próxima maratona que será dentro de 12 dias... 12 DIAS?!?!?! JÁ!!!!! SÓ??!
Pois é. É que vai nascer uma nova maratona em Portugal, e não é todos os dias que se assiste a um parto de uma maratona. Eu com 53 anos nunca estive em nenhum e se faltasse a este, com a nossa pobreza desportiva, dificilmente estaria noutro. Não dava para não ir.
Se não sabem do que falo, visitem www.europemarathon.pt. Ainda vão a tempo de se inscreverem :)
Sem comentários:
Enviar um comentário