quarta-feira, 8 de maio de 2019

Maratona da Europa de Aveiro e dos Ovos Moles



É sempre bom ir às primeiras edições das provas, até porque por vezes não há segundas.
Como foi esta nova maratona portuguesa? Haverá segunda?

Nas primeiras edições também se usufrui do facto das organizações não olharem a esforços e meios para que a coisa corra bem. Afinal a ideia é fazer vingar algo novo e é preciso deixar uma boa impressão nos participantes. Se tudo correr como esperado, eles vão passar a mensagem e para o ano os renitentes que se baldaram, ou que já não tinham espaço no calendário, vão também apostar na prova e fazer crescer o evento.

Por isso, mesmo tendo feito uma maratona 15 dias antes, em Varsóvia, não dava para faltar a esta. Quer dizer, dava, mas não era a mesma coisa.

Aqui fica a minha opinião altamente subjectiva. Como é normal, as opiniões são com as..., cada um tem a sua.

Organização


Acho que dificilmente alguém se poderá queixar da organização. Só se for alguma coisa mais pontual. Porque, como previsto, não olharam a meios para agradar. Muito bom! Senão veja-se:

- 3 t-shirts (contando com a de oferta aos primeiros 100 inscritos) de boa qualidade e muito bonitas;
- 1 garrafa de excelente vinho tinto do Douro. E sublinho excelente! Cistus!
- Imperial, sandes de porco no espeto e ovos moles à chegada;
- Uma medalha bonita, ao nível de todo o evento;
- Havia mais umas ofertas, mas eram coisas mais banais (doce Prozis, barras, etc);
- Animação no local da partida e transmissão na TVI24;
- Entrega dos dorsais tranquila;
- A enrome Aurora Cunha, grande embaixadora da prova, sempre bem disposta e simpática, a tirar fotos com toda a gente;
- Local da partida (e da chegada) acessível, bem dimensionado. Partida a horas, tudo fluiu de forma perfeita.

Um pequeno reparo para a decisão de juntar na partida todas as provas. Havia apenas 4 caixas, A, B, C e D. Em cada caixa havia participantes dos 10K, da meia e da maratona, dependendo da sua performance. Pessoalmente não me incomodou, mas há que ter em conta que, embora a performance seja semelhante, os ritmos a que cada um vai são completamente diferentes. Isto pode dar azo a alguns equívocos, bem como acelerações súbitas, ultrapassagens à bruta, etc.

Localização


Aveiro é uma cidade muito bonita. Refiro-me à zona mais central claro, porque não deu para conhecer o resto. Mas toda a zona envolvente ao local de partida e chegada é fantástica. Tudo muito bem mantido, é um prazer passear por aqueles jardins.


À noite a zona dos bares tem uma vida fantástica, imensos restaurantes e bares, muita gente na rua, sente-se uma boa onda.  É uma área pequena mas que vale bem um fim de semana. Nesse sentido é uma excelente aposta quer da organização, quer para quem escolher ir participar neste evento.


Calendário

Com as duas únicas maratonas nacionais (até agora) a realizarem-se com 2 semanas de intervalo, uma 3ª maratona em Abril faz todo o sentido, para além de ser uma lufada de ar fresco nos neurónios... Claro que um gajo que faz 2 maratonas em 15 dias não tem grande moral para estar aqui a mandar bitaites, ou tem... depende do ponto de vista.

O único problema é que esta é também uma data muito requisitada por muitas das grandes maratonas por essa Europa fora e aproveitada por quem gosta de passear um pouco, ao ritmo das ditas cujas. Uma coisa é certa, competição rija não falta. Ainda assim, uma maratona é uma maratona e bem-haja Globalsport pela vossa aposta. Este país de vistas curtas e embirrações longas, precisava de uma maratona numa data assim. Venham outras que o calendário é longo.

Meteorologia

Tivemos uma sorte descomunal. Adivinha-se uma prova (ainda mais) sofrida, graças à previsão meteorológica. Embora 21º C não pareça grande coisa, no sábado com um dia equivalente deu para antever como as coisas iam ser no domingo. É que com o céu completamente limpo, o sol a brilhar e sem uma pinga de vento, os 21º C rapidamente se transformam num forno. Aquela zona rodeada de água e com um nível de humidade necessariamente elevado tem um clima muito particular.

Mas contrariamente às previsões, o domingo acordou envolto numa neblina cerrada e fria. Embora a neblina se tivesse disipado antes da partida, o teto de nuvens baixas manteve o calor bem longe até quase à hora de chegar. Uma benção e uma grande ajuda. O sol acabou por vingar, mas a coisa por ali manteve-se dentro do previsto. Recordo que nesse dia a caminho de Lisboa o termómetro foi aos 31º C...

Percurso 


Lembram-se do Aquiles, certo? O gajo que era invencível, mas tinha um calcanhar. Pois aqui é que a porca torce o rabo. Tinha de haver um mas..., certo?

Embora se costume dizer que são 42 195 m e pronto, já sabemos que nunca é bem assim.

Recordam-se de dizer que Aveiro é pequenina, ali a zona central...pois então fazer uma maratona numa cidade pequenina, ou sobra espaço ou falta cidade, vá.

Uma pequena volta pela cidade com desnível e rotundas, um pouco de empedrado no centro antes de sairmos de Aveiro por volta do Km 9 e onde só regressaríamos ao Km 36. O resto é paisagem, retas infinitas, Gafanha, Barra, Gafanha, viadutos e até um pouco de auto-estrada.

130 D+ não é assim tão plano, embora as retas sem fim sejam planas. O desnível está todo no início, alguns viadutos durante a ida e volta à Barra e mais um pouco no final.

Tenho de ser honesto. Não é lá grande espingarda esta opção. Compreendo que a matéria prima é limitada, as opções são curtas, mas talvez se possam alterar algumas coisas. Fomos à Barra e nem vimos o mar. Uma paisagem muito monótona. Como não havia assim tantos participantes como isso, acaba por ser mais uma dificuldade para gerir: uma prova muito solitária e monótona.


Excepção para as gentes da Gafanha. Muita gente naquela reta de vários Kms a assistir, mas também a aplaudir e a incentivar. Parabéns gentes! Foi apenas a primeira mas tive mais apoio do que em todas as maratonas de Lisboa e do Porto juntas. Vá, estou a exagerar um bocadinho, mas ainda assim, sim senhor, um prazer ver aquela gente toda na rua, mas a aplaudir e não a serem zombies!

Mais um ou outro ponto a melhorar:

- Pouca animação ao longo do percurso! Não se arranja aí umas filarmónicas? Uns grupos de folclore? Umas concertinas? Umas bandas dos bombeiros? Qualquer coisa que anime o pessoal naquelas retas sem fim. E quanto mais castiça melhor. Malta a passar musica ou bandas também serve mas está muito visto (para além de ter sido muito poucochinho)

- Muita reviravolta e revianga. Então aquela do retorno da maratona ser 100 m mais à frente do retorno da meia, com indicação verbal no local, não é ideal, to say the least.


Conclusão

Uma excelente proposta, num fantástico fim de semana. Valeu bem a pena fazer 2 maratonas em 15 dias. Parabéns pela iniciativa da organização, é sempre de saudar ver gente a inovar e a criar novas apostas. O desporto deste país precisa de organizações assim.

Acima de tudo ver tanta gente envolvida e com um empenho tão grande, deu para perceber que as coisas só podem melhorar. Agora é aprender com o feedback, melhorar o que não esteve perfeito, repensar um pouco o percurso (não me parece que seja só dar um toque aqui ou ali) e com uma boa divulgação e com tempo, já vamos ter muito mais gente a colocar esta prova no calendário. E bem que merece; tudo bem medido é uma aposta ganha.

 Até para o ano, quem sabe! Parece que vai ser no dia 26 de Abril.

5 comentários:

  1. Muito bom texto com indicações totalmente reais.
    Estive aí a fazer uma meia maratona em abril de 2016 e, de facto aqueles kilómetros no meio do nada são difíceis de "digerir".
    No entanto, é de louvar o aparecimento de mais uma maratona para não ficarmos limitados a Porto e Lisboa.
    Mais uma vez, os meus parabéns.
    MIKE
    Happyrun

    ResponderEliminar
  2. Final de abril... Olha o MIUT pá!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já há data para o miut 2020? Vamos ver se na altura estou mais para o monte ou mais para a estrada. We never know...

      Eliminar
    2. MIUT 2020 será no feriado 25 de abril. Inscrições abrem (e fecham?) no dia 25 de setembro.

      Eliminar
    3. A ver vamos no dia 24 de setembro, como diria o invisual... Mas nessa altura a nossa cabeça já está 100% numa montanha a sério ATLAS TOUBKAL!!!

      Eliminar