quarta-feira, 29 de maio de 2019

Via Valais - Será o regresso aos Alpes Suiços ?



Há 3 anos Portugal estava a caminho de ser campeão europeu de futebol. Esse facto ficará para sempre ligado à maior aventura que já alguma vez planeei e concluí.
Se não estiveram lá, já deviam ter lido. Fica aqui o link para o ultimo dia de uma viagem de sonho que, como um filme de Hollywood, depois de muitas agruras, terminou da melhor maneira. Se quiserem sigam os links e leiam desde início. 

Se lá estiveram, ficaram com pena de ter estado, ou leram o resumo que escrevi, então compreendem o estado em que fiquei hoje ao descobrir um site, que tendo o mesmo espírito de partilha dos meus posts, está elaborado de forma profissional. 

Uma via desenhada com os melhores trilhos para correr, 225Km com 14Km D+ para fazer em 9 dias, ou um shortcut para apenas 6 dias com 140Km e 8,2Km D+

Vejam nesta página algumas fotos do que é correr nos Alpes.

As etapas diárias não são muito agressivas, com cerca de 25Km e 1500D+ em média. Se virem a distância e o desnível das nossas 5 etapas de Haute Route, compreendem o que estou a dizer. Claro que aqui são 9 dias... sempre a somar. 


Os autores esclarecem que, ao contrário do que planeei, eles deram preferência a trilhos ao longo dos vales e não tanto a mata cavalos, diretos aos colos. Mas eu planeei à distância com base num livro de trekking, uma viagem que costuma ser feita em 15 dias.... 

No entanto se as etapas diárias não vos satisfizerem, no final de cada uma há um bonus peak, a opção de subir a um cume ali perto, só para irem lá pôr a cereja em cima do bolo. 

Não vos tomo mais tempo. Esta página resume as 2 aventuras, e a partir dela, dos seus links, ou do menu superior, Via Valais, quem gosta destas coisas tem acesso a toda a informação.

Já agora aproveito para divulgar o livro publicado pela ALPSinsgith.com que reune 30 trilhos fabulosos que podem fazer nos Alpes Suiços. Foi a elaboração deste livro que levou a este projeto e à partilha desta rota de montanha. Em breve fará parte da minha pequena mas significativa biblioteca de livros de trilhos e montanhas. Talvez nunca vá lá fazer nenhum deles, mas é uma forma de apoiar estas iniciativas de partilha. Ninguem me pediu nada, mas é assim que a vida faz sentido para mim. Obrigado pelo vosso magnífico trabalho.

Cliquem no livro para aceder à página do site

Será que em 2020 vou voltar aos Alpes? Será que Portugal vai estar no campeonato da Europa em 2020? Será que também vamos voltar a ser campeões europeus de futebol? Será que a história se repete? 

Tanta pergunta e tão poucas respostas ou certezas. Aguardemos... Fica atento ao blog, como sempre.

2 comentários:

  1. We're happy you are using our site with so much enthusiasm, and sharing it! Thank you so much. Let us know how you liked the Via Valais. Have a great time!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks for your comment. I really hope to go this year and to write a great article about it.

      Eliminar