quinta-feira, 19 de março de 2020

(Sobre)viver com a Covid-19 - Dicas práticas


E de repente o mundo lá fora parece igual, mas há um inimigo invisível que virou a sociedade do avesso. Aqui ficam algumas dicas para nos ajudar a viver nesta nova realidade.

Inacreditável como de repente, afinal conseguimos fazer tudo o que parecia impossível. É possível trabalhar a partir de casa, estarmos mais tempo com a família, reduzirmos as emissões de CO2, deixarmos de entupir as cidades com os carros, as empresas vão poder "não crescer", os países e as economias vão poder estagnar, tudo vai ser admissível em nome da nossa salvação, de salvarmos a nossa sociedade. 

Sem piada nenhuma, há coisas engraçadas. De repente pouco importa se és rico ou pobre:
- enterraste 100.000 € num carro que não te serve para nada; 
- tens dinheiro para ir para os melhores resorts do mundo, mas todos os países estão ou vão fechar e se fores já nem sabes se voltas; 
- tens uma casa brutal, mas ao fim de uma semana estás a enlouquecer lá fechado e preferias uma barraca numa mata; 
- tens a conta bancária recheada, mas não consegues comprar porra nenhuma porque há filas enormes para entrar nas poucas lojas abertas e tens medo de mandar vir cenas da net porque vão estar cheias de virus; 
- treinaste que nem um leão e estavas pronto para bater o record do Kipchoge, mas agora nem à milha do Samouco podes ir; foi cancelada.
A Covid-19 tornou-nos todos muito mais iguais. E está a dar-nos uma lição brutal. O ser humano esse ser fabuloso que transforma o mundo e explora o universo, cai por terra às mãos de um "ser" infimo e desprovido que qualquer inteligência. Afinal não passamos de uns borra botas. Fraquinhos e vulneráveis, como qualquer ser vivo deste mundo.

Obviamente não estamos a salvar a sociedade, estamos apenas a transformá-la, a tentar adaptar-nos. Ninguém sabe ao certo como a vida será depois da Covid-19, aliás ninguém sabe ao certo sequer como vai acabar esta história, que ainda mal começou. Parece aquelas novelas em que os argumentistas vão escrevendo pouco à frente do episódio que está a ser transmitido, mas aqui não há audiências para definir o percurso que o enredo vai tomar a seguir. Nem o virus sabe! 

Aqui ficam algumas dicas para quem está confinado a ter de trabalhar em casa. Espero que nos ajudem a todos a lidar com esta nova realidade, eu incluído:

- É importante ter uma rotina. Somos bichos rotineiros e a falta de regras vai-nos minando a motivação. Por isso arranjem a vossa rotina caseira que será depois interrompida um ou outro dia, para, lá está, quebrar a rotina. Se não há rotina ficamos sem nada para quebrar e tudo fica um enorme aborrecimento, monótono e sempre idêntico;

- Trabalhar a partir de casa é óptimo, mas se gostam do vosso trabalho vão perceber que é muito mais absorvente e vão ter dificuldade em desligar. Até porque o trabalho está sempre ali na janela ao lado.... Por isso novamente a necessidade da tal rotina;

- Levantem-se cedo. Não há transportes para apanhar, nem há que aturar o transito, por isso podem levantar um pouco mais tarde mas não abusem e tentem manter uma hora semelhante à habitual;

- Comecem o dia com algum exercício físico. Saiam para uma corrida ou uma caminhada, enquanto for possível fazê-lo. Se e quando não for possível, substituam por exercícios de reforço muscular, passadeira, bicicleta com rolo, zwift, elíptica, qualquer coisa. Há inúmeras coisas que podem fazer em casa. Importante é suarem um pouco, ou muito, tanto faz. Acho que não é preciso dizer que devem evitar os ginásios, por isso se forem esse tipo de criaturas que precisam dos ginásios para viver... temos pena, aprendam a viver sem eles. O site darebee é uma boa ajuda, gratuita, com centenas de rotinas que substituem de forma muito superior qualquer ginásio. 

- Depois de um banho regenerador não vão conseguir vestir o pijama porque vai cheirar a ratos, o que é óptimo pois terão de vestir uma roupinha lavada. Não é preciso vestir o fatinho mas não estar de pijama ajuda muito e faz aquela separação tão necessária entre o descanso e o trabalho. Estão prontos para começar um dia produtivo. Lavadinhos e frescos, cabeça arejada e desejosa de produzir;

- Comam qualquer coisa (pouco, porque estão a gastar pouca energia) e sigam para o trabalho que está mesmo ali ao lado;

- Trabalhar a partir de casa é completamente diferente de estar no escritório. Menos interrupções, mais concentração, como já disse se gostam do vosso trabalho vão ter dificuldade em abstraírem-se. Por outro lado a gestão do tempo é totalmente diferente. Podem e devem interromper, por motivos completamente diferentes dos habituais: apoio à criançada, helpdesk a problemas informáticos do resto da família que também está em tele.trabalho, etc. 

- Não stressem com as interrupções. Afinal vão poder compensar essas pausas porque não há deslocações de e para o trabalho. Em qualquer altura dão "um salto" ao trabalho para acabar aquela cena que estava a meio. No stress!

- A comunicação com os colegas e com a hierarquia vai passar a ser assíncrona. Se dantes o chefe pedia qualquer coisas e a ordem chegava ao destino nesse instante , agora a vida é assíncrona. Temos de aprender a funcionar de outra forma. Usamos as ferramentas colaborativas mas ninguém espera que o outro está do outro lado sentado à espera. Sabemos lá o que está a acontecer do outro lado.  Por isso há que saber transmitir e aguardar pela resposta. A não ser que se perceba que a outra pessoa está de facto online à espera de qualquer coisa. Há sempre a voz e as chamadas para as urgências;

- Depois do trabalho, se não o faziam já, passem a ajudar nas tarefas gastronómicas. Se não sabem cozinhar aproveitem para aprender. Aprender coisas novas é sempre um desafio e pode ser mais uma atividade altamente recompensadora com tudo o que traz de novo. Diz-se que burro velho não aprende línguas, mas eu acho que burro é apenas quem não quer aprender qualquer coisa, seja o que for. Por isso não sejam burros. Aproveitem para mudar o chip, aproveitem para evoluir um pouco as vossas competências

- Por fim, aproveitem para terem formação online. Há inúmeros sites online com milhares de cursos. Pesquisem um pouco, por exemplo na Udemy têm inúmeros cursos baratos. Não tenho qualquer comissão, mas estou a fazer 4 cursos neste site e são bem interessantes. Os cursos têm referencias e classificação pela comunidade por isso não terão dificuldade em encontrar os mais significativos da área que gostarem de desenvolver. Mas não se fiquem por este site. Há muitos outros. 

Para quem continua a assegurar serviços presenciais essenciais, a vida terá de seguir forçosamente quase como habitual, com os devidos cuidados e adaptações face à situação que vivemos. 

Quem vai passar melhor por este período, são as pessoas que melhor se vão adaptar à nova realidade, como habitual. A natureza funciona assim, sobrevivem os que melhor se adaptam à situação. 
Por isso encarem a mudança como mais um desafio que depende da vossa capacidade de adaptação. Só isso. Não vai ser o fim do mundo, ou vai, sabe-se lá....

Se tiverem mais dicas deixem nos comentários. Eu vou atualizando este artigo à medida que for também adaptando e vendo o que funciona ou não. 

2 comentários:

  1. Excelentes dicas Paulo!!! Como tenho volumes de trabalho muito desiguais ao longo do ano já estou habituado a ter regras muito rígidas para não desmoralizar, mas mesmo assim conseguiste surpreender-me com ideias diferentes. Forte abraço.

    ResponderEliminar
  2. A parte que mais me custa é não conseguir desligar psicologicamente o local de trabalho ser o mesmo de "lazer", i.e., a nossa sala ou o nosso escritório onde vamos ao computador, por ex, para fazer compras, ler ou escrever nos blogs, ver o email pessoal, percorrer redes sociais, agora é o mesmo onde passamos 8 h a trabalhar.
    Gosto, ou melhor, gostava dessa distinção física. Agora, temos de nos habituar e enqt estivermos com este dilema é pq temos trabalho. :)

    ResponderEliminar