sexta-feira, 17 de abril de 2020

Gazeta da Caverna - É o final do MasterChef @home


Com a ultima volta as emoções estão ao rubro. Ainda não está definido o vencedor. Tudo pode acontecer. É o final de um concurso que vai deixar saudades, boas recordações e não só...
Com a 3ª volta do nosso concurso caseiro foi possível consagrar o melhor Chef e também eleger o top dos melhores pratos que foram confeccionados ao longo destas 12 edições. 


O que começou com uma ideia, acabou por revelar-se de facto genial. Foram 12 noites de culinária ao mais alto nível, de aventuras na cozinha, de envolvimento e dedicação, de pesquisa, de aprendizagem, de camaradagem. Um verdadeiro espetáculo!

Mas antes de tudo vamos conhecer os pratos da 3ª volta e como correu. A Margarida estava muito bem posicionada para ganhar o prémio de melhor Chef no final da 2ª volta. A matemática dizia que seria preciso a Margarida ter o pior prato da semana (com 3 pontos) e a Mónica, a única que a poderia destronar, ter o melhor prato (9 pontos). Só assim haveria uma mudança na classificação. Será que a Mónica vai conseguir? Será que a Margarida se fica? Tempo para jogadas de secretaria? Golpes baixos? 

Hora de dar tudo. A semana começou com a Chef Dora e o Sous-chef Paulo a apostar num clássico caseiro adaptado ao Alentejo, Cozido de Grão com Orelheira, uma mistura dos sabores do norte e do alentejo, adaptado por esta dupla de Chefs ao longo dos tempos. 

A Chef Mónica com o Sous-chef Paulo optam em seguida por um prato 100% Vegan, Ensopado de Favas com Alho Francês e Tofu grelhado. Interessante mistura de vegetais no ensopado com um delicioso tofu grelhado. Excelente.

O Chef Paulo com a Sous-chef Mónica optam então por mais um clássico da culinária, um Souflé de Camarão com Ovas, obviamente com um conteúdo fora do comum e aproveitando o que se descobre na arca frigorífica. Confecção irrepreensível a trazer à mesa um souflé de encher o olho e o palato. 


Para fechar a semana faltava a Chef Margarida com a Sous-Chef Dora surpreenderem-nos com um Falafel com Arroz frito e Tomate no forno. Mais uma aposta arriscada desta dupla, a cumprir perfeitamente o objectivo, até porque se tratava de algo nunca confeccionado por aqui. Estava uma delícia

E eis que chegámos ao final do nosso concurso. Uma 3ª volta muito equilibrada com todos os concorrentes a apresentarem excelentes propostas. A classificação da semana assim o revelou. A Margarida consolidou a sua liderança e arrebatou o 1º lugar deste concurso. Parabéns. Grande revelação! Temos Chef. 
Mas obviamente estamos todos de parabéns. O que importava era termos boa comidinha, envolver toda a gente na confecção das refeições e aproveitar para passar alguns ensinamentos. Prova mais que superada.

Mas não acaba aqui. Vamos agora eleger o melhor prato do concurso. Aqui não dá para fazer suspense e votações de horas a fio. Por isso apresentamos desde já os melhores pratos.

Os critérios foram:
- Não votar nos seus pratos
- Distribuir 10, 8, 6, 4, 2  e 1 pontos pelos 6 melhores pratos, deixando assim 3 sem qualquer ponto

E aqui ficam os melhores pitéus do concurso! Nham!!! Nham!!! Saudades!


Links para os posts anteriores:
1ª volta
2ª volta (inclui os 3 primeiros classificados)

A Margarida arranca assim também o melhor prato do concurso. É uma vitória em toda a linha: Melhor Chef e Melhor Prato. Estamos rendidos a esta revelação.

Estamos todos de parabéns família. Grande entrega. Grande concurso. Grandes refeições. Orgulho. Vencemos. Como é que dizia o professor Martelo? Merecemos um apoio do Professor Marcelo!




2 comentários:

  1. Adorei o post! foi uma experiência muito interessante e divertida com muito talento e muita criatividade. Quem ficou a ganhar fui eu, que tenho muito chefes para ne ajudar e substituir na cozinha, eheheheh. Parabéns para nós todos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos de aproveitar os dividendos deste concurso e exigir mais das nossas prendadas cozinheiras

      Eliminar