sábado, 25 de abril de 2020

O futuro da corrida - Já se vê uma luz ao fundo do túnel?


A caminho dos 2 meses de reclusão acho que já percebemos o buraco em que estamos metidos. A questão que se impõe é: como vamos sair dele?
Antes não imaginávamos que iríamos estar quase 2 meses encerrados em casa. Agora também não imaginamos como vamos conseguir regressar à vida normal. E vamos ?

Vou cortar a direito na polémica sobre se podemos, devemos, etc. É irrelevante. A vida vai ter de continuar, só vamos ter de encontrar a melhor forma de o fazer, sem grandes paranóias ou alarmismos. Quando abandonarmos o buraco onde nos meteram, seremos certamente pessoas diferentes. Uns mais neuróticos que outros, outros mais paranóicos que uns. Alguns não vão sair de todo do buraco.

Mas vamos abordar um tema ainda mais complexo do que o simples sair do buraco. E voltar a correr pá? Centenas de gajos juntos, milhares, pelo menos na partida, como é que pode ? E sobretudo, quando é que pode ?

Quando o problema é muito grande para se resolver, tem de se fatiar o problema. Como aquela piada de passar um elefante por baixo da porta....

Bora lá então fatiar o bicho. Pasito a pasito...

Sair do buraco - passo 1

O Costa já resumiu a coisa. Lá para 4 de Maio isto vai começar a reabrir. Cenas tranquilas e com pouco ajuntamento de criaturas. Reavaliação a 18 de Maio. Lembrem-se que um dos problemas deste vírus é que todas as decisões têm um atraso de 14 dias. Decides hoje e daqui a 2 semanas logo vês o impacto do que decidiste. Se foi uma boa decisão ficas feliz, senão corriges e esperas mais 2 semanas. Por isso, se correr tudo bem, e dado que provavelmente na primeira reavaliação não vais propriamente querer arriscar muito e, na melhor das hipóteses será mantido o que foi decidido a 4 de Maio, já estamos em Junho. E foi um mês cus porcos só a tentar regressar...

Sair do buraco - passo 2

Agora entramos no mundo da especulação total, imaginação fértil, astrologia, ciências do oculto, cartas e búzios em geral. Vamos assumir o melhor cenário, porque o pior já vocês conhecem. Vamos assumir que a coisa se mantém a um nível gerível, seguramente os números vão subir, mas está controlável e está a valer a pena retomar. A praia está a chegar, o pessoal está louco para bazar, é um mês arriscado, o virus também vai férias e vai circular que nem um doido.

E é neste cenário que poderemos pensar em eventos de corrida. Mas em que formato? Será possível?
Já li várias ideias, cada qual mais parva que a outra. Partidas diferenciadas, provas contra-relógio, multiplicação de abastecimentos para evitar aglomerações, eu sei lá mais o quê...

Sejamos realistas, um dos mais importantes componentes das nossas provas é o convívio, o calor humano das partidas, o sentido do propósito comum, o estarmos todos ali para o mesmo (sofrimento), o fazer as provas em conjunto, à conversa (as que dá para conversar), as almoçaradas finais, já nem falo nos balneários...

Diria que o mês de Julho poderá ser um mês de voltar a treinar com os amigos, tudo cheio de dores e de queixas. Epa eu estou pior que tu, não, eu é que estou pior que tu, etc.

Depois? Depois mete-se agosto....

Sair do buraco - passo 3

Partindo do princípio que a coisa está relativamente controlada e que ainda não nos encerraram em casa novamente, os mais afoitos começaram a anunciar provas para Setembro, se calhar com algumas restrições no número de participantes, porque pouco mais será possível restringir. Provas com máscaras e outro tipo de parvoíces simplesmente não vão existir, esqueçam. E a meia maratona da ponte...? 

Sair do buraco - passo 4

Eu diria que com toda esta incerteza, na melhor das hipóteses, o mais certo é resistirem apenas alguns eventos que já estavam marcados para o final do ano. Porque se a retoma correr bem, com a fobia de pessoal a remarcar os seus eventos para cima dos eventos que já lá estavam, a probabilidade de terem alguém presente é mínima. Vão haver mais provas por fim de semana, do que fins de semana num ano. Eu por exemplo já tenho 3 meias maratonas marcadas para Setembro... escusam de marcar mais coisas.

Por isso se têm algum compromisso para o 4º trimestre diria que neste momento ainda há alguma probabilidade de se concretizar. Vamos esperar mais 1 mês ou 2 para perceber...  É assim que estamos.

Update a 26/4

Neste artigo da Outdoor podem ver como o governo francês está a planear o regresso às atividades, e para terem uma ideia, está muito alinhado com o que escrevi.

E a cena internacional?



Dos grandes eventos internacionais só já falta cancelar o UTMB que estará por uma questão de semanas. Do circuito Ultra Trail World Trail a ultima prova a ser cancelada foi o Eiger Ultra Trail que se realizava a 19 de Julho. O UTMB é o próximo a cair. Acho que não é se, é como. Não deve ser uma decisão simples de implementar, com todas as implicações e compromissos que daí advém, mas o mais simples será sem dúvida esquecer 2020 e chutar tudo para 2021, a la MIUT. 

Reparem que os franceses, sem duvida a grande maioria dos presentes no UTMB está muito pior que nós, encerrados em casa até 11 de Maio pelo menos, e com uma epidemia muito superior. Depois vão ter de fazer os passos todos....
E mesmo que fosse possível logisticamente, que sentido faz pedir a gajos fechados em casa há 2 meses para irem correr... 100 milhas?

Mas e a luz ao fundo do túnel?

Para mim, tirando a voltinha pelos Alpes que desde que haja voo vou fazer, e as meias maratonas de Valencia e Copenhaga (esta ultima seguramente se vai realizar dada a situação relativamente controlada neste país, um pouco melhor que nós), só sobra o UTAT. Acredito, nesta altura, que o UTAT será, a realizar-se, uma grande possibilidade de prova internacional. Hoje mesmo o UTAT divulgou condições inovadoras e excelentes para possibilitar a todos a participação na prova. Uma pré-inscrição gratuita e sem compromisso, a validar em Agosto, se estiverem criadas todas as condições essenciais. Voos, participantes, abertura do país à livre circulação, etc.


Uma espetacular aposta da organização. Desafio toda a gente a pré-inscrever-se e em Agosto e depois logo decidem o que fazer à vida. Eu lá estarei... quase de certeza... absoluta!
Vejam os detalhes no link, mas não vejo letras miudinhas, é à confiança. Acho que a organização foi totalmente honesta e genuína. 


Encontramo-nos em Oukaimeden, se não for antes! Inch Allah!

4 comentários:

  1. Que tentação a cena do UTAT, mas não faço ideia o que vai ser a vida, férias balneares, etc. Talvez por isso me devesse inscrever, não sei, vou pensar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epa é sem espinhas. Depois se não quiseres não pagas e pronto. Eu vou sempre, mesmo que não haja utat. Depois logo vejo o que faço se não houver. Provavelmente faço o percurso em autonomia tranquilamente a dormir aqui e acolá

      Eliminar
    2. Pré-registo feito, que se lixe...

      Eliminar