sexta-feira, 3 de abril de 2020

Gazeta da Caverna - Ratatouille e o Masterchef @home


E se uma ideia pudesse revolucionar as refeições caseiras neste período de confinamento?

Gosto de comida e de comer bem. E para gostar verdadeiramente de comida e de comer, é fundamental saber cozinhar. A capacidade de pegar em alguns alimentos e transformá-los numa refeição deliciosa é uma habilidade fantástica, uma alquimia dos sentidos. Afinal as coisas boas não caem do céu e desenvolver essa capacidade é a melhor garantia de que vamos comer bem. Simples! 

Aqui por casa repartimos essa tarefa e tentamos transmitir esse dom às nossas filhas. E nestes tempos em que tempo não nos falta, estávamos a acabar de jantar quando me lembrei de uma forma de estimular e melhorar essa aptidão. 

Que tal instituirmos uma rotatividade de cozinheiros, entre todos? Depois a pouco e pouco fomos aprimorando a coisa e neste momento está instituído um reality show caseiro. Mais reality que isto não existe.

Resumo das regras:
- Todas as noites (ou quase) uma equipa diferente confecciona o jantar;
- A equipa é constituída por um Chef e pour um Sous-chef ou ajudante;
- O chefe escolhe a ementa e coordena toda a confecção com o apoio do ajudante;
- Todos vão desempenhar ambas as funções com os outros 3;
- Grelhados e coisas banais não são admitidos a concurso;

Assim teremos cada um de nós a ser 3 vezes Chef e 3 vezes ajudante. Portanto 3 x 4 = 12 jantares. Mas não serão jantares banais. O empenho das equipas tem sido fantástico e cada noite é uma festa, quer para quem prepara, quer para quem está na expectativa de provar o petisco, que é surpresa até chegar à mesa. 

Vejamos como foi até agora:

Quiche de tofu e legumes com base de batata doce - Chef Mónica e Sous-chef Margarida


Surpreendente e muito interessante. Ficámos rendidos e percebemos que a ideia tinha sido excelente. Por isso no dia seguinte assumimos nós a continuação da coisa.

Tamboril à Florentina - Chef Paulo e Sous-chef Dora


Algumas variações da receita original que é com bacalhau. Ficou delicioso, com o tamboril que não tem um sabor tão intenso como o bacalhau, a deixar perceber melhor os outros ingredientes.

Ratatouille - Chef Margarida e Sous-chef Mónica

A Margarida criou um verdadeiro happening. Enquanto esperávamos à mesa que chegasse o momento de ser revelado o jantar, de repente, via chromecast a televisão começa a passar um pequeno excerto do filme Ratatouille enquanto a equipa entra com... um Ratatouille. Muito à frente! 



O que falhou nalguns aspectos da confecção, ficou claramente ofuscado pela apresentação surpreendente, mas também pelo fantástico molho, uma delícia!!!

Tomates recheados com soja e cogumelos - Chef Dora e Sous-chef Mónica

Os vegetais são grande parte das nossas refeições por isso uma refeição praticamente vegan é sempre bem vinda. Um clássico já realizado algumas vezes e por isso não falhou. Algumas inovações com um arroz de grelos e uma couve-flor cor de laranja muito original.



Hoje durante o almoço debatemos a melhor forma de votar e manter o espírito de competição do concurso e já temos as regras de votação definidas:

No final de cada volta, cada um pontua os outros 3 chefes com 3, 2 e 1 ponto. Isto vai permitir manter um campeonato e a competitividade ao longo das semanas. No final será consagrado o Chef com mais pontos.

No final das 3 voltas haverá a escolha do melhor prato. Cada um terá um conjunto de pontos para distribuir (10, 8, 6, 4, 2, 1 por exemplo), sendo que não poderá votar nos seus próprios pratos. 

E para já, no final da 1ª volta, a Margarida lidera a classificação, seguida da Mónica. Em 3º lugar o Paulo e por fim a Dora. Parabéns e venha a próxima ronda
Se gostaram da ideia, adaptem e usem. Nós já temos 12 jantares gourmet garantidos. 4 já estão, venham mais 8. E com a fasquia a subir quem sabe onde isto vai parar?

Sigam por este link para aceder diretamente ao post da 2ª volta.

6 comentários:

  1. Man eu sei fazer grelhados, ovos mexidos, peixe cozido com batatas e legumes, areia de frelos e Caril (porque me deste a receita). Tens de publicar receitas ou não me safo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom eu não sei fazer areia de frelos... Já estás mais à frente que eu. Mas o que é preciso é gostar de comer e ter vontade de aprender e evoluir porque o resto está tudo no Google. E tempo não falta. Por isso...

      Eliminar
  2. Raios partam o corretor ortográfico, era "arroz de grelos"!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Epá me f...lixes, quem faz arroz de grelos só não faz mais porque não quer.

      Eliminar
  3. Olá Paulo! Gostava de entrar em contacto pessoal contigo. Como é possível? Se puderes envia-me um email para o aquelegostacorrer@gmail.com ou deixa uma mensagem no https://www.facebook.com/pg/aquelequegostadecorrer. Se souberes outro contacto pessoal meu também está à vontade.

    Fico à espera!

    Um abraço

    ResponderEliminar