segunda-feira, 6 de julho de 2020

Rumar a Sul - Aljezur é já ali

O dia acordou murcho. Depois da chuva que fechou o final do dia de ontem, a coisa não melhorou muito, pelo menos de manhã. Não estava propriamente frio, era mais o sol que estava escondido por cima de um manto espesso de nuvens.

(link para a 2ª etapa)

O plano do dia era simples. Acordar cedo e rumar a Sul :) 

Sem pequeno almoço ou sequer locais para o tomar àquela hora, optámos por seguir viagem. Eu e Pedro fomos andando tranquilamente enquanto o Zé e o Eduardo foram para Odeceixe em busca de uma padaria que se calhar estava aberta. 

Voltámos à praia de Odeceixe, onde tínhamos passado na véspera, para apanhar o trilho costeiro. Ainda caíram umas gotas refrescantes enquanto seguíamos tranquilamente à espera que os exploradores de padarias abertas se juntassem a nós. 

E foi precisamente a chegar à praia de Odeceixe que o grupo ficou de novo completo. A tempo de abandonar o alcatrão e voltar à areia. O trilho era bonito, embora já estivéssemos naquela fase do repete, repete-repete, repete-repete-repete. What else? Rochas, oceano e areia.
No troço até ao Rogil o trilho segue junto ao mar, com uma pequena incursão para o interior, antes de abandonar definitivamente o litoral. 

No Rogil aproveitámos finalmente para tomar o pequeno almoço e abastecer de bolos. Aproveitei para trazer umas broas de alfarroba, batata doce e pimenta rosa, uma delícia enquanto durou aqui por casa (que foi pouco, claro).
Metemo-nos ao caminho para os últimos quilómetros. O sol acordou tarde, mas acordou cheio de força. O percurso num enorme estradão sem fim, já ia fazendo mossa. Como íamos terminar a viagem em Aljezur, o ritmo era tranquilo para saborear o final. A ideia era chegar a Aljezur à hora de almoço para celebrar o final com uma grande almoçarada. 

Mas nem todos optaram por terminar por ali. O Eduardo iria seguir viagem rumo ao Cabo de S. Vicente. Seguimos juntos até ao ultimo cruzamento em que inevitavelmente o nosso percurso nos trazia para o interior e o do Eduardo o levava de novo para junto ao mar. 

Estávamos a cerca de 4 Km de Aljezur. Foi só o tempo de passar pelo parque de campismo do Serrão (bom aspeto, ficou registado) e fazer uma descida brutal num estradão, até aterrarmos em Aljezur. 


Encontrámos um restaurante com uma bela esplanada e umas sardinhas à altura. Simpatia, boa comida, bom vinho, bom medronho, nada faltou.

Depois do almoço só tivemos de matar um pouco de tempo enquanto esperávamos pelo expresso para regressar a casa. Mesmo assim ainda conseguimos trazer mais um pouco de Algarve para casa. Props para o Zé que lançou a escada num café da zona para arranjar medronho. E lá veio, uma garrafa de água de 1,5 Lt cheia a 2/3 de água da vida...

Deu para recordar por mais uns tempos este passeio de desconfinamento que já estava a fazer falta. Mais do que treinos ou corridas, foram 4 dias bem passados a desfrutar da costa alentejana e de todas as suas maravilhas. 

Voltarei seguramente para fazer o que falta, Aljezur - Cabo de S.Vicente, Sagres ou Lagos, logo se verá. Obrigado aos amigos que quiseram juntar-se e aturar-me 4 dias (não é fácil) e sobretudo à Dora que também participa, não estando presente, mas apoiando as minhas viagens e mantendo a barraca a bombar. 

A próxima aventura vai levar-me até à Suiça. Stay tuned! Fiquem com um slideshow de fotos fantásticas da nossa passeata.
(usem os icones para controlar o slideshow, principalmente o full screen)

1 comentário:

  1. Os meus 3 seguidores são pessoas de poucas palavras, por isso fica aqui o reconhecimento das fantásticas fotos. Eu sei que dificilmente alguém as irá ver, porque senão tal como eu sentiriam vontade de escrever qualquer coisa. Eu tive o trabalho de reduzir as duplicações, eliminar as que não mereciam estar aqui, etc. Foi o meu critério já que alguns não seguiram a minha recomendação. Por isso vos digo que vale bem a pena fazerem full screen e aproveitarem as fantásticas fotos que fiz questão de disponibilizar de uma forma fantástica. Aproveitem!

    ResponderEliminar