segunda-feira, 25 de outubro de 2010

24 de Outubro - Corrida do Tejo



Após a ausência de 2009, ano em que fomos à corrida de Santiago de Compostela, voltámos à Corrida do Tejo. A prova cresceu muito em participantes desde 2008. Segundo indicações do Manzarra num púlpito pendurado num guindaste estavam 11.000 pessoas. Mas consultando o numero de pessoas que cortaram a meta (9262) não me parece que quase 1800 pessoas não tenham acabado a prova ou se tenha inscrito e não tenham aparecido. Seja como for esta prova, para além de outras coisas, é a maior corrida, em número de participantes, de Portugal.

Mas vejamos o filme da coisa. Como em 2008, fomos deixar o carro junto ao forte em Oeiras e apanhar o comboio para a partida. Na viagem percebemos logo um dos problemas da organização ter passado o limite de inscrições para 10.000. A viagem de comboio é insuportável. As sardinhas em lata têm uma vida mais confortável. Acabámos por sair na Cruz Quebrada e fomos devagarinho a correr aqueles 1500 metros até à partida. Bem melhor que ir no forno entalado até Algés. Mas foi o único problema que houve. De resto a prova continua bem organizada e nem se dá pelos 10.000 a não ser após a partida e durante a prova. Tanta gente!!!

Muito carnaval, muito investimento, é uma festa enorme. Independentemente de tudo o resto penso que esta prova vale pelo que faz pela corrida. Certamente muita e muita gente começa ali uma paixão pela corrida. 

Esta foto faz-me lembrar algo... o que será... :)

Quanto à corrida em si a prova correu-me bem. Este ano fui participar apenas para descontrair um pouco. O plano de treinos tinha algo bem mais exigente marcado. 28 Km. Mas queria ir na mesma. A opção foi repartir os Km's pelo fim de semana porque também não queria fazer 28 no Sábado e 10 no Domingo. Acabei por fazer 7 na Sexta com a Dora, 20 no Sábado com o Sérgio e mais 10 hoje com 10.000 gajos. Foi o que se arranjou.

Mesmo sem querer lá levei um ritmo mais forte do que pretendia e acabei por fazer 44 minutos. A seguir fui para a meta ver se via a Dora chegar. É muito divertido estar na meta a ver tanta gente a chegar. Tanta gente feliz. Ia com 1h de corrida e nesse escalão chegam as pessoas que estão a começar a correr. Na meta 2 senhoras da organização relembravam quem ia chegando para levantar os braços e festejar o momento. Bom, estava tão entretido que passou a Dora e passou um amigo meu e não vi nenhum. É muita gente a chegar ao mesmo tempo. 

Mais uma frutinha, que diga-se não era de grande qualidade e foi meter no carro e voltar para casa. 

2 comentários:

  1. Olá Paulo!
    É uma excelente prova onde participei apenas uma vez.
    Como tinha estado no dia anterior em Almeirim preferi fazer um treino para a Maratona do Porto, onde sei que marcarás presença.
    Uma boa semana para ti.
    Luís Mota

    ResponderEliminar
  2. Lá estaremos dia 7. Bons treinos finais com tudo a correr a 100%. Até lá.

    ResponderEliminar