quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Que a Força esteja convosco - Crossfit de trazer por casa

Nem todos os livros têm de ser complexos e massivos, exaustivos e detalhados. Pelo contrário.

Já há uns tempos que conheço as Dicas do Salgueiro. Lembram-se do anuncio  do Van Damme a fazer a espargata nos camiões TIR?


E do vídeo do fake Chuck Norris a parodiar o do Van Damme?



De repente era um mar de gajos a fazer espargatas em cima de tudo. Mas o do Salgueiro que fazia a espargata em 2 carrinhos de supermercado foi dos melhores. Mesmo cena tuga. Muito bom.

Na altura fui investigar quem era o Salgueiro, vi alguns dos seus vídeos e achei desde logo que estavam muito bem feitos (no livro confirmei porquê). Entretanto as solicitações são tantas e o tempo é tão pouco, só voltei a ter contacto com o Salgueiro quando ouvi a Prova Oral sobre o lançamento do seu livro. Gostei muito de ouvir o programa. Aconselho a que ouçam também. O Alvim é um puto fixe e gosto sempre de ouvir o programa dele. Sigam este link e relaxem. Já voltam para acabar de ler o artigo. O Bruno Salgueiro é um comunicador nato (no livro confirmei porquê também). Partilhei esse facto com alguém e claro, lá levei com o livro quando fiz anos.

O livro é muito interessante. Bem escrito, num tom informal, o autor conta-nos a sua história e faz uma excelente ligação ao leitor com uma abordagem muito bem conseguida. Depois de traçar as linhas base que devem ser seguidas, quer em termos de motivação, quer de alimentação, deixa-nos com uma ementa enorme de exercícios que podem fazer em qualquer lugar sem recorrer a outro aparelho que não seja o vosso próprio corpo e peso, ou com exercícios para quem tenha acesso a um ginásio. Tem um plano de treinos mensal que recorre apenas a conjuntos desses exercícios, que agrupados de várias formas, permitem desenhar um número infinito de sessões de treino. Treinos curtos de alta intensidade que podem adaptar ao vosso nível, aumentando gradualmente o número de repetições, o tempo ou a velocidade de execução, ao longo do tempo. Treinos que vos vão levar ao limite seja qual for o vosso nível. Muito ao estilo do CrossFit embora não seja um livro sobre CrossFit.

Já há uns tempos que, semanalmente, incluí 30 minutos de uma destas sessões em aula, com exercícios mais focados nos Glúteos, Abdominais e Pernas, o famoso GAP, bem conhecido das moças que frequentam ginásios. Claro que numa aula, com o instrutor a puxar por nós, não temos tanta hipótese de desmotivar. Mas aqui é possível uma progressão maior e levar o treino até muito mais perto do nosso limiar, algo que na realidade as 'aulas com gajas' já vão deixando a desejar. 

Como sabe o pessoal do trail, o treino de força é um complemento fundamental para atacar as subidas, as descidas, e de um modo geral reforçar todo o vosso core, dando mais estabilidade em corrida, etc. Um core forte vai permitir-vos correr mais fortes durante mais tempo.

Conclusão, um excelente e simples manual, fácil de ler e de usar. E se for bem usado, para além de dar cabo de vocês, vai-vos dar excelentes armas para melhorarem a vossa performance.


Por fim deixo-vos um dos primeiros vídeos que vi do homem e que para além de ser excelente e cheio de bons conselhos, constitui a base de todo e qualquer tipo de treino. Vejam e sigam.


1 comentário:

  1. afinal descubro que ando a comer bem...mas nesta receita falta algo importante a um maratonista ...um copo de vinho tinto!abraço.

    ResponderEliminar