quinta-feira, 14 de novembro de 2019

PacePro - A nova funcionalidade da Garmin, hype ou flop?


A Garmin lá vai inovando e lançando novas funcionalidades nos seus relógios mais recentes. Neste caso o PacePro vem de origem no Fenix 6, mas foi também recentemente disponibilizado no Forerunner 945 que partilha o mesmo hardware e irá beneficiar de algumas novidades ao longo dos próximos tempos, como já vos tinha dito noutro artigo sobre o 945.
Mas o que é o raio do Pacepro?
É uma funcionalidade bastante interessante. Resumidamente, é uma forma de planearem os vários ritmos para uma prova ou treino, tendo em conta o percurso e o tempo total ou ritmo médio pretendidos.

Com esses inputs o PacePro vai propôr ritmos para cada Km ou mudança no perfil de elevação do percurso. Depois é só levar o relógio com a estratégia PacePro definida e seguir os ritmos propostos à medida que vão sendo mostrados ao longo do percurso.

Tudo começa por um percurso GPX, ou criado na altura, ou escolhido da vossa lista de percursos, ou de uma pesquisa. Isto é fundamental para o PacePro analisar os desníveis do percurso. Depois tendo em conta a vossa escolha (tempo total que pretendem fazer ou ritmo médio do percurso), o PacePro propõe logo vários ritmos ao longo do percurso consoante a inclinação de cada troço. 

Podem escolher se pretendem a definição dos vários ritmos com base em cada Km ou em cada alteração de desnível. Diria que se o percurso tiver pouco desnível, optar por dividir em Kms é capaz de ser o mais indicado. Se tiver desníveis acentuados é melhor basear os splits em desníveis. Assim ele vai propor um ritmo mais lento no início das subidas e um ritmo mais rápido no ínicio das descidas. Mas é algo que terão de ver como funciona para o vosso caso.

Depois podem fazer um tuning do ritmo proposto por defeito, mexendo em 2 parâmetros: split positivo ou negativo (primeira metade mais rápida que a segunda, ou ao contrário) e nível de esforço nas subidas (quanto maior menos precisam de acelerar nas descidas). Isto é feito através de botões que podem arrastar na direcção desejada. O ritmo de cada parcial será automaticamente ajustado em função da vossa afinação por forma a respeitar o tempo ou o pace médio que definiram.

Depois de gravarem podem enviar para o relógio onde poderão depois seguir a estratégia definida.

A estratégia que definirem está disponível para seleccionarem como uma opção da corrida. Depois de a escolherem têm um écran adicional específico onde podem seguir o que definiram. É quase auto-explicativo. Em destaque o ritmo planeado para o segmento onde estão, depois o ritmo que estão efetivamente a fazer nesse segmento, a barra mostra a distância que vos falta até ao novo segmento (onde será apresentado o novo ritmo a cumprir). Por ultimo como está o vosso tempo total face ao planeado.

É uma funcionalidade muito interessante para quem tem objetivos de tempo, seja para provas, seja para ritmos em treinos, por exemplo. Há que ter o GPX do percurso para poderem usar esta funcionalidade e é excelente sobretudo se não conhecem o percurso antecipadamente. Podem planear uma estratégia com base no desnível sabendo que o relógio vos vai avisar antecipadamente o ritmo que devem impor antes de cada subida ou descida.

Isto parece o santo graal para o trail, mas pode não funcionar. Talvez para provas muito pouco técnicas e em que já tenham uma ideia do tempo ou do ritmo médio que querem fazer, porque não vão poder configurar um ritmo para uma zona específica em que a progressão seja complicada, por exemplo. O algoritmo apenas tem em conta a inclinação e distribui os ritmos de forma uniforme. Mesmo que tenham uma boa ideia do tempo que querem fazer, se houver zonas muito lentas elas não são tidas em conta na distribuição, o que vai resultar em ritmos totalmente inadequados ao longo do percurso, por mais que brinquem com os parâmetros. Nestes casos seria preciso um input adicional para o algoritmo ter em conta o ritmo das zonas de difícil progressão.

Mas se tiverem um dos últimos modelos da Garmin não deixem de testar a coisa e digam como correu, quer em trail quer em estrada. No entanto mesmo sem terem um relógio compatível podem sempre desenhar a estratégia no connect (site ou APP) e ainda assim será útil. Claro que depois não podem enviar e acompanhar no relógio durante a atividade, mas não deixa de ser interessante para vos ajudar a definir o ritmo para o evento e para algumas das zonas chave

2 comentários:

  1. Tenho de experimentar isto no meu 945. Já recebeste a atualização no teu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já mas isto já estava disponível no firmware anterior, 3.08

      Eliminar