domingo, 29 de março de 2020

Gazeta da Caverna - #YoCorroEnCasa


Uma impressionante corrida virtual e como a filosofia nazi pode (finalmente) enterrar a UE, é o que podem ler hoje na Gazeta. O Yin e o Yang da semana.

Enquanto por cá o Twitter pouco ou nada diz à maior parte da comunidade de corredores, nuestros hermanos numa semana organizaram e levaram a cabo uma corrida virtual que juntou quase 7.500 pessoas e angariou quase 83.000€. Seguramente o evento também deve ter sido divulgado noutras plataformas sociais, mas a partir do momento que foi apadrinhado por 3 dos maiores atletas de trail espanhóis, Tòfol Castanyer, Pau Capell e Kilian Jornet, pouco mais seria preciso. 


Enquanto por cá muitos ainda insistem em tentar continuar a correr em escapadinhas mais ou menos legítimas, em Espanha com a situação totalmente caótica e uma consciência muito mais realista da situação e da responsabilidade social de cada um, a comunidade corredora aderiu em massa a esta excelente iniciativa. A única condição para obter um dorsal era contribuir com um valor à escolha. Depois cada um corria a distância que quisesse no dia 28 de março. Obviamente, em casa!

Vejam os perfis deles no Twitter ou a hashtag #YoCorroEnCasa para verem tudo o que foi partilhado e a imaginação que cada um usou para participar nesta iniciativa.
@PauCapell,  @kilianj@tofolcastanyer@albertjorquera 

Parabéns a todos, organizadores e participantes. Ustedes son gigantes! 
Este foi o lado positivo. Mostra o que cada um de nós tem de melhor e a forma como, mesmo nos piores momentos, podemos ser solidários, unir-nos em torno de causas. Vamos chamar-lhe Yang.

Por isso tem de haver um Yin, para equilibrar o Universo.

Isso ficou a cargo do ministro das finanças da Holanda. Perante a tragédia em curso e da qual não se vislumbra como vamos sair, admirou-se de países como a Espanha e por arrasto a Itália (e nós a seguir, claro) não termos capacidade de fazer face, financeiramente, a esta pandemia. É esta a (des)União Europeia: um por todos quanto está tudo bem, e cada um por si quando há problemas. 

Ainda não se percebe bem como vamos descalçar esta bota e quantos anos mais vamos penar, agora que estávamos quase a levantar a cabeça, mas uma coisa já sabemos. Se não houver um acordo forte, se não houver união de todos os países numa altura com esta, então está à vista o fim da União Europeia. Simples! Só o tempo dirá o que lá vem.

Mas o que leva alguém a ser tão insensível a uma tragédia destas? Milhares de pessoas a morrer na Europa, sistemas de saúde caóticos, histórias dramáticas, uma crise sem precedentes no horizonte e um borrego deste calibre, frígido, insensível como um paralelepípedo de basalto, atravessa-se assim? 

Só pode estar a correr tudo bem na Holanda não é? Para o gajo cagar postas de pescada deste tamanho...

Vejamos. A Holanda tem optado por uma estratégia diferente da nossa. Primeiro era a ideia do "tudo na boa", virus chinês não afeta holandês. O Boris também começou assim e depois tramou-se. Ah e tal, a gente resolve isto com o nosso fantástico sistema de saúde. Entretanto já arrepiaram caminho, como os ingleses, diga-se. Fecha escolas, fecha isto, fecha aquilo. Enfim. Vamos ver como a coisa evolui. Era bom para eles que conseguissem criar a tal imunidade comunitária e imunizar a maioria da população. Mas até lá a coisa não está a correr lá muito bem. Hoje 29/3 a Holanda está em 3º lugar no número de mortos/milhão de habitantes (excluí San Marino e Andorra por terem muito poucos habitantes e serem por isso outliers nesta classificação), ou seja Itália - catástrofe, Espanha - desgraça, Holanda - basófia, desprezo, indiferença?


A Holanda portanto não pode propriamente vangloriar-se da sua opção ou sequer do seu sistema de saúde, dado que já deixou morrer 45 pessoas/milhão de holandeses. A não ser que.... haja uma estratégia nazi no país? Apurar a raça deixando falecer os mais fracos? Assim compreendia-se a vergonhosa e egoísta posição holandesa. Quem deixa morrer os seus, não compreende obviamente porque tem de suportar os custos com os dos outros. 

O que irá prevalecer por cá? O espírito castelhano ou o egoísmo holandês? Alguém se atravessa a unir a comunidade corredora num evento #eucorroemcasa ou somos mais tipo #paisesmuitomuitobaixos ?

E pronto, a caminho do, mais que certo, prolongar do estado de emergência por mais 15 dias, seguimos firmes e hirtos por aqui, desfrutando do melhor que esta nova forma de vida nos trouxe: família unida, rotinas caseiras estabelecidas, trabalho, e muito felizmente, para ajudar a passar o tempo, exercício físico sempre presente, e o que falta há-de voltar. É só mais um esforço, por nós e principalmente por todos. 

Deixo-vos com algumas recomendações da OMS que não sendo nenhuma novidade são sempre de relembrar, sobretudo nesta altura.


#vaitudoficarbem
#ficaemcasa


2 comentários:

  1. Está provado que os humanos reagem melhor quando as boas notícias são dadas no fim, depois das notícias más. Por isso para a próxima Gazeta da Caverna já sabes, opta pelo Yang Yin!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yang Yin foi precisamente o que fiz :)
      E quem disse que eu quero que reajam melhor? A vida não é um romance cor de rosa para no fim tudo acabar bem. É o que é, às vezes boa, outras nem por isso. E para mim a melhor notícia até é a ultima: a forma como estamos aqui a lidar com a situação. Mas obrigado pelo reparo, vou ter isso em conta quando quiser deixar os meus leitores com um sorriso na alma.... que foi precisamente o que fiz na primeira edição. Agora foi mais azeda. Agradece aos holandeses: dank je wel
      - Santinho! Será Covid? Vá para dentro homem senão constipa-se, olhe o Corona que depois o seu país deixó falecer... perdão... criar imunidade, de borla!

      Eliminar