sexta-feira, 15 de maio de 2020

Andorra Ultra Trail arruma as sapatilhas


Acabou-se o Andorra Ultra Trail. E não foi apenas a edição deste ano

Será o fim? Ronda del Cims, Mític, Eufória... ficam as memórias de quem lá passou as passas do algarve. Nunca cheguei a ir a nenhuma. Para o bem e para mal, sabe-se lá. Nunca calhou... 

Esta é talvez a primeira vítima famosa do covid. 

Num comunicado de hoje que podem ler neste link, a organização da famosa Andorra Ultra Trail mandou a toalha ao chão. O principal patrocinador puxou-lhes o tapete, e com todo o investimento já feito, e sobretudo com os participantes a exigir a devolução da inscrição (a que legitimamente terão direito)  foi a bancarrota. A vida não é fácil para quem anda nestas coisas. Quando tudo corre bem, as coisas vão, mas perante estes tempos irracionais, as atitudes racionais, levam a estas conclusões. 

Acho que nestes momentos, mais do que nunca, temos de saber pôr-nos nos sapatos dos outros (uma expressão anglo-saxónica, porque será?) Perceber as dores dos outros. Perceber que os nossos direitos, em ultima análise têm estas consequências. 

Quem organiza estas coisas, fá-lo (sem ph) muitas vezes por carolice. Não é que as coisas não devam dar lucro. Claro que devem. Mas ao contrário de organizações tipo UTMB, Marathon des Sables e outros potes de ouro semelhantes, o trabalho, o empenho, o amor à causa, é inimaginável e impagável. Só quem organiza percebe. Não estou a dizer mal de quem teve imenso sucesso e vive de eventos fantásticos. 

Mas temos de ter em conta que do outro lado estão muitas vezes organizações que vivem no limiar. No limiar do sustento, no limiar do apoio, no limiar da paciência e da vontade de aturar todos os direitos e reclamações de quem clica em botões num écran. 

Pode ser que o Andorra Ultra Trail volte, mas depois de conhecer o organizador no UTAT aqui há uns anos, duvido muito. Há tanta coisa para fazer na vida....

Agora cliquem noutros botões que este já era, mas tenham sempre presente que do outro lado estão organizações que precisam tanto de vocês, como vocês delas.

A montanha ficou mais triste hoje :(

1 comentário: