sábado, 9 de maio de 2020

Quando tens de vestir a bata e auto diagnosticar-te

Alguma vez foste a uma loja para avaliar e comparar algo que tinhas analisado previamente e percebes que sabes mais dos produtos em causa, do que o vendedor ? Então este artigo é para ti

Quem percebe mais do teu corpo do que tu ? Quem consegue perceber melhor os teus sintomas ? Quem sente as tuas dores ? Obviamente és tu !

Então porque esperamos que alguém que nunca nos viu na vida, antes de entrarmos por uma porta, vai conseguir diagnosticar, acertar e resolver o nosso problema?

Há mais de 2 séculos que a medicina enveredou por caminhos mais científicos e as principais e mais elementares descobertas foram feitas. Talvez por isso achemos que chegar ao médico e dizer "dói-me aqui" é o mesmo que chegar ao mecânico e dizer "que barulho é este?" É verdade que o automóvel tem pouco mais de cem anos, mas é uma máquina infinitamente mais simples do que um ser vivo.
Além disso o automóvel foi concebido por humanos, mas os humanos foram concebidos pela natureza. 

Embora a natureza seja perfeita (não há outra para comparar) um aspeto reconhecidamente fraquinho é o apoio pós-venda, reparações, manuais, etc. Nada! Temos pena. 
Darwin dizia que era by design, que é assim que evolui, por isso, se queremos ir contra as regras, temos mais é que nos aguentar. 

Mas à falta de melhor é o que temos: medicina. Tentamos encontrar 'O' médico e depois vamos lá com as nossas dores à espera que o homem aponte a causa e a solução. 

Infelizmente, centenas de anos de evolução da ciência de tratar o corpo humano, por vezes não são suficientes para que isso aconteça. Verdade que muitas vezes são, felizmente. 

Mas e quando não são ? Lá está, ou entras na loja e sais com o que vendedor te impingiu, ou te informas e às tantas só te falta tratares-te a ti próprio. 

Não sou apologista de auto-diagnósticos, auto-medicação, auto-tratamentos, etc. mas fico sempre fod...lixado, quando ando a saltar de uns médicos para outros, sem soluções ou melhorias à vista, até que numa tarde de pesquisas, em que as dores te deixam poucas alternativas, percebes que acabaste de descobrir o teu problema. Agora só tens de arranjar o médico que o confirme, e já agora que o resolva. Assim como saberes o que o teu carro tem, só tens de encontrar o mecânico que concorde contigo e ponha o carro em condições, validando assim a tua teoria. 

Hoje foi um desses dias. 

O caminho que estava a seguir estava a deixar-me sem saída. Os médicos desprezam algumas pistas, valorizam outras, apontam caminhos, que seguimos, claro. Afinal os médicos são eles. É suposto saberem o que temos. 

Mas já vi isto muitas vezes. Médicos que nos afirmam as coisas como se fossem verdades absolutas. Mas que hipóteses temos nós, meros utilizadores do equipamento ? Poucas, muito poucas.

Sou dos primeiros a desconfiar do "conhecimento" que se adquire na internet. Claro que nem tudo o que está na internet é válido, mesmo que esteja em sites 100 % fidedignos. Falta-nos muito outro conhecimento e prática parar fazer o cross-check, para perceber sequer se aquilo é válido para nós. 

Mas às vezes percebes que sim. Que é mesmo aquilo. Só tu consegues juntar as peças todas. Encaixar mesmo aquelas pecinhas pequenas que os outros médicos desprezaram, disseram que estavam a mais, que não eram daquele puzzle. 

E pronto, embarcas noutra viagem. Não sabes onde esta te vai levar. Será que é desta que chegas à estação "Sem Dores". Pelo menos há outra luz no fundo do túnel. E vou lá ver o que é.

Não vou adiantar mais por hoje, mas para quem conseguiu ler até aqui, deixo uma pista. Só para não ter um comentário a dizer "li isto tudo a pensar que ia dar a algum lado e nada". 
Enquanto esperam pelo próximo capítulo foi este artigo que me despertou a atenção.

Para quem não está à vontade com a língua dos bifes, deixo então uma alternativa em português do brasil neste artigo.

To be continued....

4 comentários:

  1. Li isto tudo até ao fim e ganhei uma osteotomia.

    ResponderEliminar
  2. É. Vou ter de fazer um curso de inglês

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok vou arranjar um link sobre o assunto em português. Mas para a semana espero ter novidades

      Eliminar