sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Maratona de Lisboa - Bora lá!

Deve-se sempre ter um plano. Treinar para um objectivo ajuda a vencer a rotina do treino, dá-nos um sentido, uma justificação para sair de casa (mesmo que venha aí uma carga de água monumental, como ontem).

É por isso que estou inscrito para a minha 1ª maratona (ai ai tou tramado :). Algum dia havia de ser e pelos vistos vai ser este ano ainda. Haja vontade suficiente para cumprir com os treinos, não me baldar aos treinos longos (que estou com dificuldade em encaixar no calendário de provas actual) e a coisa vai.

Podem consultar o meu plano de treinos neste link. Este plano foi retirado do site runnersworld e é um plano que se pode carregar num GPS Garmin. Para mim isto é uma ajuda fabulosa pois permite ter todo o plano no relógio que sabe sempre qual o treino para esse dia. Durante o treino o relógio controla as distâncias (com o GPS) e o ritmo de cada fase do treino (com a cinta que mede a frequência cardíaca). O relógio vai indicando quando se deve mudar de ritmo e controla se estamos no ponto cardíaco correcto para essa fase. Para um amador que não tem muito tempo sequer para treinar, quanto mais para preparar os treinos este é o melhor treinador de pulso que existe. Sem ele era impossível seguir um programa de treinos tão variado e complexo como este.

E reparem na complexidade dos treinos com séries e hills e variadas distâncias que me obrigariam quer a planear cuidadosamente os treinos, quer os sítios, sendo que a maior parte da coisas mais complexas teriam de ser feitas em pista e mesmo assim iriam exigir um controlo mental constante. Muitas vezes o oxigénio nem chega para pensar quanto mais para controlar tempos, voltas, etc.

Quando comprei o relógio não fazia ideia desta característica adicional que sinceramente é fabulosa. O máximo que gasto para preparar o treino é olhar para o que há a fazer nesse dia e escolher o melhor sítio para ir. Depois é carregar no botão e obedecer às ordens do Mister :)

Agora é treinar e preparar-me para o dia 6 de Dezembro. Parece que este ano o circuito vai ser diferente dos anos anteriores... vamos ver o que sai dali. Espero que se esmerem para a minha 1ª maratona. E que não seja a ultima.

2 comentários:

  1. Boas Paulo
    Caí aqui por acaso e comecei a gostar.
    Estou a pensar seriamente em copiar o teu plano pois estou a pensar correr a Maratona no próximo 5 de Dez.
    Será a m/Maratona dos 50 anos, cerca de 20 anos depois de ter corrido a última!!
    Tinha até aqui sérias reservas quanto à utilidade dos GPS no treino de gente como eu, completamente amadora e já em idade para ter juízo e não começar em grandes cavalarias.
    Ao ler tudo o que fazes com o teu Garmin, começo a ponderar a compra duma coisa dessas.
    Cumps
    Alexandre Duarte

    ResponderEliminar
  2. Só posso recomendar. Eu no dia a dia treino sozinho e parecendo que não o plano e o relógio são mais um, pequeno, incentivo. Sem o relógio era impossível fazer o plano que estou a seguir. A diversidade de treinos também ajuda a quebrar a rotina do "outra vez o ram ram de 2 horas a correr". Este ano não vou fazer a de Lisboa porque após a do Porto quero ir à de Sevilha. Estou lá para fazer a meia apenas. Bons treinos e boa maratona.

    ResponderEliminar