terça-feira, 8 de março de 2011

4 de Março - 4º Treino Lunar

Desta vez houve uma inovação nos Treinos Lunares. Por intermédio do João Cunha preparámos em, relativo, segredo uma pequena aula introdutória de Yoga. Era a surpresa da noite. Para além do facto de ser Carnaval e ter havido quase meia dúzia de atletas que se lembraram da data e fizeram questão de a deixar na história deste treino carnavalesco.

Assim lá cumprimos a tradição Lunar. De véspera uma fornada de bolos energéticos foi processada. Por volta das 20h seguimos para o Treino. Eu a Dora com umas belas cabeleiras surpreendemos o pessoal que não se lembrou que estávamos em pleno Carnaval. Ou então que pura e simplesmente não liga a essa tradição. Não os censuro. Eu próprio não ligo a isso. Mas desta vez achei que ia ser surpreendente e assim foi. Ainda fui ao facebook lembrar o pessoal que estávamos na época do Carnaval mas pelo vistos ninguém, ou quase, reparou.

Lá conseguimos reunir 31 malucos que persistem em fazer o seu treino na praia à noite. Há pessoas que manifestam alguma tristeza por sermos poucos ou por sermos menos. Eu não partilho dessa opinião. Para mim trata-se já de um reunião de amigos e não se contam amigos. Os amigos que podem estar presentes estão, e pronto. Os dias do evento vão avançando ao longo da semana. Isso é bom e mau. Pode fazer com que algumas pessoas não possam vir nalguns dias mas outros só poderão vir nesses dias. Também fazer sempre no mesmo dia da semana acaba por criar uma certa rotina que vai contra o espírito da iniciativa. Há quem alimente a esperança que com o bom tempo é que vamos ser muitos, ou quando chegar a primavera, ou outra coisa qualquer. Logo se verá.
Assim é mais democrático e dá mais oportunidades a todos de participarem. Venham quando e se puderem . Senão venham ao próximo. O meu lema é sempre o mesmo, se formos 2 já vou. No final comemos umas barritas ou uns bolos energéticos e está feito o treino.

Mas por enquanto somos mais que 2 e o núcleo duro não desiste de estar presente. A Sport Life até nos fez o favor de divulgar o evento mas usou um link pouco recomendável para o fazer pelo que o retorno para o evento foi nulo. Ninguém se vai dar ao trabalho de escrever o endereço que está na revista e mesmo quem o faça dificilmente irá acertar na coisa e desiste ao fim do segundo 404 not found.

Mas desta vez uma surpresa nos aguardava. O centro de yoga da Costa da Caparica foi dar-nos uma aula de Yoga. Eu não percebo nada de Yoga e simplesmente abri o espírito para receber alguns dos ensinamentos que a professora nos transmitiu. Também pensava, como muitos diziam, que Yoga não fazia sentido antes de correr. Puro engano. O Yoga tem a capacidade de nos energizar e preparar para uma prova. A “aula” que tivemos centrou-se precisamente nalguns exercícios específicos para esse fim. E o certo é que quem se aplicou nos exercícios rapidamente ficou sem frio. Porque aquelas posições fazem mesmo trabalhar os nossos músculos e trabalham a nossa flexibilidade, uma área sempre descurada por quem só faz corrida. Todas as explicações que a professora nos transmitiu foram muito uties, fizeram imenso sentido e gostei muito do meu contacto com o Yoga. Uma coisa a explorar sem duvida.

Bem quentinhos e cheios de energia lá partimos para mais um. Desta vez com algum atraso mas sendo uma 6ª feira não era grave. O meu treino foi muito lento e calmo, não por causa do Yoga mas porque não queria forçar muito a perna. No dia seguinte ia rumar a Barrancos para 35Km de trail por montes e vales. Há que poupar o material.

Assim fizemos apenas 1 hora. Regressámos mais cedo e ajudámos a montar o arraial. O costume. A D. Leonor excedeu-se novamente e trouxe uma quiche de atum acabada de sair do forno, um pão caseiro delicioso e o famoso arroz doce. A Guida fez uma bola, alguem trouxe umas tranças cheias de creme, muita fruta, um pão de ló, etc. Para além do tinto e outras bebidas menos alcoólicas. 



A habitual cavaqueira e desta vez fomos ficando até à meia-noite. Poucos mas bons. 


Obrigado amigos. Espero que se tenham divertido, aproveitado bem o treino e desfrutado do yoga. Resta saber como vai ser o próximo. Na véspera da meia maratona de Lisboa num Sábado à noite... 
Sabem que mais? Eu vou! Até dia 19 de Março. Treinem bem.

Sem comentários:

Enviar um comentário