domingo, 10 de outubro de 2010

Bolo desportivo

 Há 500 mil receitas de bolos energéticos/desportivos na net. Esta é apenas mais uma. A unica diferença para as outras todas é que já experimentei esta e gostei.
- É económica e simples de fazer
- Conserva-se muito tempo 
- De fácil digestão
Testei durante a semana antes do Trilhos do Grande Lago, testei ao pequeno almoço da prova e durante a própria prova. Passou com distinção. 


Desta vez não tinha banana mas da próxima vez vou incluir na receita Se correr bem depois altero a receita. Para já é assim:


Ingredientes


- 120g de farinha integral (Tipo 110 ou parecido)
- 120g de flocos de aveia
- 120g de passas de uvas
- 100g de mel
- 50g de amêndoa moída
- 280ml de leite
- 2 colheres de sopa de azeite
- 1 ovo
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio


Preparação


Misturar todos os ingredientes sólidos. Dissolver o mel no leite morno e juntar à mistura. Incorporar o ovo e o azeite. Misturar tudo muito bem. Untar com manteiga e farinha uma forma de 23cm de diâmetro para facilitar o desenformar. Levar ao forno a 160ºC durante 25 a 30 min. Deixar arrefecer. Se correr tudo bem obterá um bolo rasteiro, compacto e que se solta da forma facilmente. Cortar em pedaços e guardar. 


O meu aguentou facilmente mais de 1 semana no frigorífico. Como, antes de correr, 1 ou 2 pedaços, no pequeno almoço antes das provas, ou mesmo durante as provas mais longas. Não fica muito doce, nem convém, para poder sobreviver aqui à marabunta cá de casa. Se forem gulosos aumentem a quantidade de mel.


Se quiserem consultem a fonte original que usei aqui.


Update V1.1


Inspirado pelos comentários do Tigre, aqui mais em baixo acabámos de fazer uma nova fornada. Desta vez foi um bocado à Ratatouille. Quantidades mais ou menos, avelã em vez de amêndoa, uma banana esmagada, umas bagas goji (dica do Luis), umas colheres de proteína whey com sabor a chocolate, mantendo tudo o resto. Depois usámos também as formas de queques. Nem vos digo nada. A coisa ficou mesmo deliciosa. Quase que dá vontade de ir correr só para comer um queque destes. Ficaram bem mais fôfos do que a receita original. Deixo-vos com uma foto e com a inveja. Agora só falta o Sicó para os rapazes cumprirem a sua função. 






Bons treinos bem nutridos!

7 comentários:

  1. Já fiz o dito cujo, mas meti-lhe umas alterações :
    Em vez de passas, usei tâmaras secas. Acrescentei uma banana esmagada e duas medidas de proteína (whey).
    Para cozinhar, usei formas de queques. Assim fica unidose. Uma tijelada de massa rendeu uma boa dúzia de bolinhos.

    Será, com um pouco de compota, mais um café, o pequeno almoço oficial dos dias de prova.

    ResponderEliminar
  2. Só faltou dizeres o que achaste do resultado final. Ficou bom? Essa ideia dos queques parece-me optima. Não tiveste problemas na cozedura interna? Afinal fica bem mais alto do que no formato que fiz e sendo uma massa tão compacta sem fermento pode ser dificil cozer de forma uniforme.

    ResponderEliminar
  3. Não tive problema algum ! Optei por uma temperatura mais baixa (80º / 100º) mas porque o forno daqui de casa é mais bruto que eu hehe
    Quanto ao sabor...eu gosto. A banana aquele toque...
    Ah! Na falta do bicabornato, meti uma colher de chá de fermento (baking soda).

    ResponderEliminar
  4. Roa-se a Mª de Lourdes Modesto que isto aqui é muito à frente!! Vou experimentar e tv até um update para a 1.2. Bravo!!

    ResponderEliminar
  5. Paulo, ontem vim dar a este post e achei uma sugestão fantástica. Até o usei como sugestão para o Miguel Torres, que acabou de participar no triatlo longo de Lisboa

    ResponderEliminar
  6. Obrigado pela excelente receita!!! A minha mulher adicionou Mel de Cana da Madeira e ficou delicioso!!! Parabéns.

    ResponderEliminar
  7. Obrigado pela partilha do ingrediente! Agora é só queimar as calorias extra :)

    ResponderEliminar