terça-feira, 1 de março de 2011

27 de Fevereiro - 2º Trail Terras do Sicó


Pela 2ª vez lá fomos ao Sicó. Se não se lembram como foi a 1ª podem ser ler a crónica aqui.
Tal como da outra vez saímos na véspera para um fim de semana de passeio pela região. Depois de um leitão em Miranda do Corvo rumámos a Gondramaz onde fui mostrar uma das inúmeras cascatas. Um cheirinho a Abutres. Para além do resto da família, acompanhava-nos também a família do Luis. A Dora e o Luis iam estriar-se nos trails. E logo numa prova de 15Km. Isto prometia.

Ao final da tarde passámos pelo pavilhão para reencontrar os amigos da corrida. Grande animação. Por ali estivemos um pouco até que chegou a hora da janta e tínhamos de ir tomar posse administrativa das instalações que tínhamos escolhido para este ano: o café Pariz em Campizes (a 4km de Condeixa).

Um belo jantarinho de enguias fritas serviu para fechar a noite. Os quartos numa vivenda anexa cumpriram a sua função e por um preço ainda mais em conta que a pensão do ano passado não se podia pedir muito mais.

A simpatia e a genuinidade são as principais características deste local, bem como a comida com um sabor caseiro.

Dormimos bem, numa tranquilidade total, de tal maneira que só de manhã na casa de banho dei pela existência do relógio da igreja, daqueles que toca o avé maria de hora a hora. Um pequeno almoço no café com a aldeia ainda no 3º sono e lá nos dirigimos para Condeixa enquanto quem não ia correr ficou a dormir até ás tantas.

5 minutos é o que se demora a fazer o percurso até Condeixa. Carro estacionado junto ao pavilhão e siga para a partida.


Tanta gente conhecida. O ambiente era fantástico. Deixei-me ficar bem cá para trás. Ia fazer a prova ao ralenti. A praça estava completamente cheia de gente. E com alguns minutos de atraso lá seguimos. Percurso inicial idêntico ao do ano passado mas ao fim de 4 Km’s divergimos e começámos a saborear as maldades que tinham preparado para nós. Não vou fazer um relato detalhado do percurso até porque não conheço os locais e isso já foi feito no fórum do mundo da corrida por quem sabe, com fotos e tudo.






Fiz a prova quase sempre com o Paulo Mota, o que ajuda bastante à diversão. Vamos sempre na galhofa e é um enorme prazer fazer as provas assim. Na 1ª subida comecei logo a sentir a minha amiga dôr na nádega e o Paulo subia a escadaria de pedras com uma ligeireza que eu não conseguia acompanhar. Depois na descida descolou e acabei por fazer até perto dos 15 Kma sozinho. Foi talvez também a parte mais chata pois após este monte inicial andámos por ali a atravessar vales. Aí já tinha colado novamente ao Paulo e começo a ver o José Fernandes e a Pintas um pouco mais á frente. Nesse abastecimento comi alguns queijos, e não foi a melhor ideia. Após recomeçar a correr o fígado começou a fazer ouvir a sua indignação. Na cabeça também ouvia o Orlando na véspera a dizer isso mesmo. Lição aprendida.


Momento fantástico o pequeno trilho que bordejava o cimo de um monte, depois mais uma descida violenta, à pedrada, tal como muitas outras. No chão um companheiro vitima de um entorse mas já estava á espera que chegassem os bombeiros.  Às tantas já não largo mais a Pintas e o José Fernandes. O Paulo descolou um pouco a partir do Km 25 e ficou com a Célia. Eu não queria deixar de chegar com a Pintas.

Ia folgado mas com a limitação que tenho e com a Maratona de Paris à espera não vale a pena esticar mais que a conta. Deixei-me ficar com eles e foi com grande satisfação que cortámos a meta. Connosco vinha também o Tiago que vinha já com enormes dificuldades com os joelhos. Mas para ele esta era uma grande vitória. Percebi quando me disse que tinha chegado aos 92Kg e depois deu-lhe um clique e agora estava ali. Com um aspecto fantástico diga-se.

A pintas a abastecer o camelbak


Na meta esperavam já por mim a Dora  e o Luis que tinham feito uma óptima prova. Como primeira experiência de trail, mesmo que mini, foi com certeza uma experiência fantástica. A Dora hoje estava um bocado empenada mas a satisfação de ter terminado a prova, acho que supera largamente o empeno. Eu também estou feliz por ela ter superado a sua auto imposta limitação de 10Km. O Luis está a caminho de me fazer companhia um destes dias. Parabéns aos 2.

Era tempo de regressar a Campizes onde um recuperador banho e um descansado almoço nos esperava. Foi uma boa opção. Um excelente polvo à Lagareiro e umas deliciosas francesinhas para os míudos ajudaram à recuperação. Era tempo de meter no carro e despedir do Sicó.

Em termos de apreciação geral o Mundo da Corrida superou-se mais uma vez. A organização escalou perfeitamente. Não tenho presentes os números mas as participações devem ter duplicado. A mudança do local da partida foi uma óptima ideia. Achei a prova bem marcada. Felizmente não demos pela maldade que fizeram nas marcações porque quando lá chegámos já devia estar corrigida. 
Nunca tive duvidas, não falhámos nenhuma fita e ainda corrigimos outros atletas que iam a subir o monte pela estrada quando era para amarinhar pelos calhaus.
Porque as comparações são inevitáveis a serra do Sicó tem uma beleza distinta da serra da Lousã. Até custa a crer que estando ali tão perto uma da outra sejam tão diferentes. No entanto creio que espremeram bem o que o Sicó tem para dar. Gostei mais da dureza acrescida deste ano e de alguns single tracks que incluiram. Não gostei muito da pedrada. Tanta pedra, tanta pedra, mas é uma das características do Sicó.

Algumas fotos mais aqui.

Em termos gerais foi mais um fim de semana fantástico na companhia de muitos amigos.

O próximo vai ser ainda melhor…

7 comentários:

  1. Excelente relato da prova amigo Paulo, aliado a uma boa gestão do esforço deu para concluir sem grandes dificuldades. Pode parecer que aquilo é fácil mas não é, nós se o quisermos é que podemos fazer aquilo tornar-se menos difícil e foi o que o meu amigo fez.
    Desejo que continue a correr tudo bem na preparação para Paris e até Cascais no próximo Domingo.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Este ano vou trocar os betos de cascais pelos barranquenhos!

    ResponderEliminar
  3. Olá amigo PP :-)
    Fiquei muito contente por ver a familia Pires no Sicó. È com muito agrado que leio o teu simpático e maravilhoso relato acerca da prova e das tuas sensações.

    A prova tal como te tinha dito seria mais durinha que no ano passado, mas também mais do agrado de quem lá fosse. Foi o resultado do empenho de muitos elementos da Associação Mundo Da Corrida,amigos,coloboradores e parceiros como a Câmara, Bombeiros ,escuteiros e estudantes.

    Infelizmente o nosso maximo empenho em oferecer uma prova com uma qualidade elevada, aos mais de 800 participantes nos 3 eventos Trail,Mini Trail e caminhada (só na caminhada eram quase 400) com uma marcação do percurso perto de perfeita (perfeição não existe) ao longo de grande parte do sábado contando inclusivé com a ajuda do Richie na marcação , foi parcialmente sabotada por "pessoas" ?? mesquinhas que alterarm e retiram fitas de marcação e sianalização do percurso ,prejudicando os atletas e "pisando" em quem tentou dar o seu melhor. Deixa-me muito triste que haja alguém que goste de fazer mal propositadamente prejudicando outros.
    Fico contente que as provas tenham sido do teu agrado e esposa e que ela tenha superado a "barreira" dos 10kms e logo na nossa prova, disfrutando dum belo trail numa zona lindissima.
    Agora claro espero por amos na 3ª edição do Sicó.

    Grande abraço e até sábado a caminho de Barrancos

    Zé Magro ( Atleta Vassoura :-)))

    ResponderEliminar
  4. Grande Zé! Essa parte de trocarem as fitas, saiu-lhes o tiro pela culatra. A malta do trail quer é curtir a montanha e resolveu logo tudo ali numa boa. É fantástico ver que o espírito de quem vai lá à frente a dar no duro não é muito diferente do espírito de quem vem cá mais atrás. Mais uma lição para os seres rastejantes que pensavam que iam chatear alguém. Para o ano estamos lá novamente para lhes dar outra lição. Há-de haver um ano em que até os gajos se vão inscrever :)

    ResponderEliminar
  5. Aprovado, fiquei fã dos trail´s....Quanto aos 15 Km que afinal saíram quase 17 Km foram feitos em amena cavaqueira na companhia da Dora e da Atleta vassoura Ceú Fonseca. Após o 1 abastecimento aumentei um pouco o ritmo... Mas depois no 2º abastecimento resolvi esperar pelas minhas companheiras enquanto provava os queijos, o mel e me hidratava com as saborosas laranjas :-D A partir dai e até ao fim o trio maravilha palmilhou os últimos 7 Km em conjunto.....Obrigado Companheiras :-D

    ResponderEliminar
  6. Hehehe, obrigado pelo elogio, mas duvido que o meu aspecto naquela altura fosse lá muito fantástico!! Os joelhinhos estão melhores, a recuperar lentamente... mas hão-de voltar ao sítio!
    Parabéns pelo relato Paulo! Um abraço!!

    ResponderEliminar
  7. Tiago, quanto aos joelhos, Glucosamina. Fica atento à página dos Treinos Lunares. Vou escrever sobre isso em breve.

    ResponderEliminar