domingo, 27 de dezembro de 2015

Injinji - Correr de luvas...nos pés!


As meias com dedos já existem há muitos anos, mas foi por volta do ano 2000 que 2 irmãos numa longa caminhada em montanha ficaram sem meias limpas e com uma prova de trail running no dia seguinte, Joaquin sugeriu a Randuz que corresse com umas meias de dedos arco-iris. Não sei se terão sido umas deste género, mas como em muito boas ideias esta nasceu de uma necessidade. Segundo consta, a prova deve ter corrido mesmo bem porque a partir dessa noite seria o início do que viria a ser a Injinji.
Podem ler este artigo muito interessante que conta a história do nascimento da ideia e da empresa. Sigam este link

16 anos passaram e a Injinji alguma coisa deve estar a fazer bem porque passado aquele momento "Woowww!!! Qué qué isso?" em que temos alguma dificuldade explicar aos amigos porque estamos a tentar calçar uma luva, o que é que fica? Vale a pena ter os amendoins agasalhadinhos assim um a um? Qual a vantagem? Vamos lá então falar de meias.

Já há muito tempo que lia sobre as Injinji mas nunca me deu para mandar vir umas de fora. Do que lia quem usava já não queria outra coisa e jurava a pés juntos pelo conforto da coisa. Eu sou o tipo indicado para vos falar de meias porque tenho pés de cinderela e invejo aqueles gajos que até podem fazer 100 milhas com meias de serapilheira que nada lhes acontece. É um facto que com os anos os meus pés lá tiveram de se adaptar um pouco, não tinham outro remédio. Mas ainda assim quando têm de passar 10, 20 ou 40 horas em cima das pernas, a correr, escalar, escorregar, torcer, tudo sabe melhor se os pés tiverem o máximo conforto possível.

Há 3 factores fundamentais a ter em conta que nos podem causar problemas nos pés; calor, fricção e humidade. São estes factores que os fabricantes tentam atenuar com o conjunto de fibras que usam nos seus produtos. Se costumam ler as etiquetas das meias à procura das percentagens de cada fibra que são usadas no produto,, então sabem do que estou a falar. 

De facto há outras questões ainda. As palmilhas, a relação palmilha tecido e por fim o vosso próprio pé e a capacidade que tem para suportar os factores acima referidos. Por isso e por mais publicidade marketing e factos, esta é mais uma daquelas questões em que terão de ser vocês a avaliar o que melhor funciona para o vosso caso.

A fibra Coolmax é uma das minhas preferidas e faz parte da malha das Injinji. Em maior ou menor percentagem ela vai garantir pés mais secos facilitando a eliminação da humidade de forma mais rápida, bem como uma maior circulação de ar. 

Quando o Jorge Esteves me perguntou se queria testar as Injinji tinha já uma elevada expectativa e nestas primeiras corridas que tenho feito não fiquei desiludido, Muito pelo contrário. Passado o tal momento Wow e também a fase em que sentimos um pouco o tecido extra em redor dos dedos (afinal são anos e anos com os dedos colados uns aos outros) o que fica é um enorme conforto, Experimentei as versões 2.0,
RUN Original Weight Thin Cushioning (28% Coolmax 67% Nylon 5% Lycra)
e as TRAIL Midweight Padded Cushioning (39% Coolmax 58% Nylon 3% Lycra).

De elevada qualidade de fabrico, a princípio estranha-se um pouco a liberdade dos dedos mas depois parece que simplesmente não temos meias calçadas. Citando o Fernando acerca da Coca Cola.... depois entranha-se!
A versão Trail um pouco mais espessa e com um pouco mais de suporte, a versão Run mais leve e destinada a distâncias mais curtas mas pode ser uma questão de preferência pessoal. Uma coisa é certa, aquele pessoal que costuma fazer bolhas nos dedos dos pés poderá ter aqui um forte aliado. O espaçamento entre os dedos irá garantir uma redução da fricção e dedos mais secos, reduzindo assim os factores que contribuem para a formação de bolhas.

Falta-me ainda comprovar 2 aspectos fundamentais. O comportamento em trails longos e ultra trails e também a durabilidade e a resistência à lavagem e às provas verdadeiramente demolidoras. De qualquer forma e como o que já constatei vai ao encontro do que tenho lido, de certeza que encontrei finalmente umas meias de confiança e à altura dos grandes desafios. Para já só posso dizer-vos que são altamente recomendadas. Tou fã!!!

A boa notícia é que não precisam de as mandar vir de fora. Basta passarem na Loja Trail Run e encomendarem com toda a facilidade. Experimentem e verão se não tenho razão.

3 comentários:

  1. Viva Paulo,
    Já experimentaste as Injinji em ultra-trails / provas acima das 12hrs?
    Sugeres a versão trail para este tipo de prova?
    Obrigado pela atenção.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A versão trail é um pouco mais espessa e faz naturalmente mais volume nas sapatilhas. Se estiverem muito à justa vai fazer diferença. Mas de resto recomendo porque a espessura adicional acaba por dar também algum suporte e conforto extra em provas grandes. O ideal é experimentar antes. Mas de um modo geral é excelente material.

      Eliminar
    2. Obrigado Paulo!
      Estão encomendadas a versão trail.
      Bons treinos!

      Eliminar