sexta-feira, 6 de abril de 2012

19 de Fevereiro - Maratona de Sevilha


Prossegue o plano de treinos. Sevilha é a melhor maratona que existe na relação preço qualidade. Eu não conheço muitas maratonas mas estava capaz de apostar que não existe outra prova assim. Senão veja-se o que se tem por 21€. Vou só falar do que as outras provas não dão para verem a diferença. Um equipamento completo composto por calções, camisola de alças, e meias; Uma pasta party grátis também para o/a acompanhante e para as crianças até aos 15 anos. Éramos 4 a almoçar, oferta. E um bom almoço completo onde se pode repetir a comida e as bebidas que podem ser imperiais!!!! Uma desgraça. Um almoço/festa no dia seguinte com sorteio de imensos prémios viagens etc. este só já grátis para o atleta. 
Depois há tudo o resto. Uma prova excepcionalmente plana (para quem gosta) propícia para records pessoais, uma organização fantástica, partida e chegada num estádio olímpico com publico a assisitir, écrans gigantes ligados. No final oferta de uma toalha ao pescoço mal passamos a meta e de novo as imperiais à nossa espera.

A pasta party na véspera. Lá dentro ou lá fora com um excelente dia de sol.

Muito sinceramente, a 400Km de Lisboa, por 21€, se souberem de algo com melhor relação qualidade preço fico à espera. 

Claro que há coisas que não são perfeitas. A feira da maratona é assim assim mas está a melhorar. Durante a prova nos reabastecimentos para comer só há laranjas... e acho que não há mais nada de errado. Que tal?

Portanto este ano lá fui pela 2ª vez. A idéia é treinar indo a provas e que provas melhores do que maratonas deste nível? Só este ano vão ser 3 em Espanha.

Ao contrário do ano passado este ano não fomos no autocarro com o Mundo da Corrida. Nada contra o autocarro mas a família queixou-se que para quem não corre não é uma boa opção, para além de que não sobra quase tempo nenhum para visitar Sevilha. E sendo 4 no autocarro fica mais em conta levar o chaço que até é bastante económico.

Faltava apenas arranjar um apartamento em conta para ficarmos e planear uma estadia de 2 noites. Felizmente Sevilha fica em conta e foi simples encontrar um apartamento impecável numa zona central a 3Km do estádio olímpico.

Ainda pensei ir a correr até ao estádio mas a logística exigiu que levasse o carro. Cuidado com esta parte de levar o carro. É simples estacionar e há lugar para todos, mas o transito junto ao estádio estava caótico e faltava pouco mais de 30 minutos para a partida quando enfim me dirigi para o interior do estádio. Mas com uma organização de qualidade foi mais que suficiente. Entrego o saco e sigo para a pista. Os tugas estão por todo o lado. Vou encontrando amigos a torto e a direito. Só o José Santos não há meio de aparecer. E não o vi até final.




E lá fomos. Ia eu descansado quando encontro o Parro, o Serrano e passado um tempo junta-se o Fernando. E lá fomos os 4 na brincadeira. Eu queria mais era ir calminho, fazer apenas um treino longo. A partir do Km 5 esfrangalha-se o grupo.



O Parro mandou-nos seguir, o Fernando foi ao xixi e lá segui com o Serrano. 1ª maratona, cheio de força. Lá ia fazendo os possíveis por o ajudar, tentanto manter o ritmo nos 4m50s. Por vezes tinha de o acalmar. Lá íamos falando disto e daquilo e os Kms a cair. Ao Km 30 o Serrano começa a acelerar e chamo-o uma ou duas vezes. Vamos a 4h40 isto é muito rápido. Mas ele estava decidido. Disse-me que só faltavam 12 e que agora ia acelerar. Fiquei a vê-lo lentamente a fugir e evitei aquele esforço extra. Não estava ali para fazer tempos. Lá fiquei sozinho de novo.

Às tantas comecei a olhar para o tempo que estava a fazer e percebi que ainda podia fazer 3h30. Épá isto é simpático. Até para quebrar a monotonia, meti uma abaixo e aumentei o ritmo. Vamos lá a ver se consigo 3h30. Estava talvez ao Km 35 e devido ao ritmo que impus começo a passar imensa gente. Às tantas começo a ver ao longe o Serrano. Penso, olha, olha, vou mesmo rápido, já o vejo ao longe. Mas não era eu que ia muito rápido. Num instante estou junto dele. Seguia em dificuldades. Estava a pagar a ousadia da fuga. Comecei a puxar por ele, mas tá quieto. Estava nas ultimas. Ok, pensei, deixa lá isso dos tempos. E fiquei por ali a tentar dar uma força e a tentar rebocá-lo. E lá fomos até perto do Km 41 quando me deu uma veneta e o deixei em paz no seu ritmo.




E estava feita mais uma maratona, a 6ª. Dirijo-me à zona das imperiais onde estava o Luis Mota obviamente  já depois das massagens e do banho. É outro campeonato. Bebi umas 2 imperiais que souberam pela vida.

Tempo de me juntar à família, voltar ao apartamento para um recuperador banho, almoço, e após um breve descanso lá fui eliminar o ácido láctico a descobrir Sevilha a pé. Só voltámos para casa no dia seguinte.

Foi um fim de semana de treino fantástico, com a família, a descobrir os recantos de Sevilha. E ainda deixámos imensa coisa para ver das próximas vezes. Foi também a 1ª das 3 maratonas espanholas que vou fazer em 3 meses, Sevilha, Barcelona e Madrid. Depois no final escolho a vencedora.

Quanto a Sevilha, voltarei! 

2 comentários:

  1. Grande Paulo.Mais uma excelente reportagem, com fantásticas imagens, tal como já no ano passado tinha acontecido. Parabéns.
    Ah,,, e obrigado pela referência, pois aquile xixizinho foi providencial. É mais que certo que se eu fosse mais 3 ou 4 km no teu ritmo (embora moderado para ti) iria pagar caro. Assim, mais modestamente, lá me fui aguentando e cheguei bem, ainda que com um tempo mais modesto, mas que me encheu as medidas, pois conclui mais uma.
    Venha Madrid.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Bom o ritmo não era meu de facto. Até ao Km 30 ainda consegui segurar o Serrano. Depois não me deu mais ouvidos. Lá nos encontramos em Madrid. A ver se fazemos esta juntos.

    ResponderEliminar